Conjuntura em debate no IX Congresso da Fetracom-Base

Geral CTB Geral 27/05/2016

Lideranças do ramo da construção e madeira do Brasil e da América Latina estão reunidas em Salvador para o IX Congresso Interestadual da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras nas Indústrias da Construção e do Mobiliário nos estados da Bahia e Sergipe (Fetracom-Base). Com abertura nesta quinta-feira (26/5), o evento segue até sábado, no Hotel Sol Barra.

Na pauta, a eleição da nova diretoria, os direcionamentos das ações da entidade para o próximo mandato, além de um extenso debate sobre a atual conjuntura política e econômica e as pautas do Congresso Nacional, que ameaçam os direitos trabalhistas.

“Este congresso está sendo desenvolvido em um momento muito delicado para a classe trabalhadora, onde um impeachment ilegal aconteceu no nosso país, existe um golpe em andamento e é um momento dos trabalhadores se reunir e discutir ações para que a gente lute para barrar este golpe”, avaliou a presidente da Flemacon Lúcia Maia.

O encontro acontece em um momento importante para a Federação, que está ampliando sua base para fortalecer a luta dos trabalhadores da construção da Bahia e Sergipe.

O evento contou com a participação do secretário de Relações Internacionais da CTB, Divanilton Pereira, que veio debater os impactos da crise econômica internacional, que representa um desafio para o sindicalismo de classe, pois os trabalhadores são a principal vítima, sobretudo em virtude das demissões em massa para corte de despesas.

“Vamos contribuir contextualizando os fatos políticos que estão em curso no Brasil, a grande quadra internacional a sua crise capitalista, o esforço conspiratório do império norte americano em desestabilizar a América Latina, tendo o Brasil como centro industrial econômico e populacional nesse contexto. Este é o nosso esforço de contextualizar nesse congresso a situação brasileira, para que possamos armar os trabalhadores neste enfrentamento que atualmente se exige”, afirma Pereira.

O evento reúne representantes do setor dos estados da Bahia, Sergipe, representantes de Federações de Trabalhadores da Construção de Minas Gerais, Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul, além de convidados de países da América Latina como Cuba, Colômbia, Uruguai, Chile e Peru.