Bahiafarma produzirá medicamento para distribuição no SUS

Geral CTB Geral 27/06/2014

Inaugurada na quinta-feira (26/06) pelo governador Jaques Wagner, no Centro Industrial de Aratu (CIA Sul), em Simões Filho, a nova unidade da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos – Bahiafarma vai produzir medicamentos de interesse social para o SUS, ampliando a oferta e reduzindo o custo para a rede pública. Desativada em 2002, a Bahiafarma foi recriada em 2011 por meio de decreto do governador.

Primeiro medicamento a ser produzido, a Cabergolina é indicada para pessoas com distúrbios hormonais, como os que interferem na produção do leite materno. Com a fabricação na Bahia em uma indústria pública, o produto, atualmente importado da Itália e da Argentina, passará a ser fornecido ao Ministério da Saúde pela metade do preço de mercado. A capacidade da unidade é de um milhão de comprimidos por ano, suprindo a demanda total pelo remédio no país.

Também está no planejamento da Bahiafarma a produção de outros medicamentos a partir de parcerias de desenvolvimento produtivo: o Sevelâmer, para insuficiência renal crônica; o Everolimo e o Micofenolato Sódio, imunossupressores para transplantados; Etanercepte e Adalimumabe, para artrite reumatóide; Trastuzumabe, para tratamento de câncer de mama; e a vacina alergênica, para imunoterapia para asma.  “Esses produtos possuem alto valor agregado não só do ponto de vista do custo, mas da tecnologia, porque envolvem engenharia genética em parceria com a indústria privada”, explica a presidente da Bahiafarma, Julieta Palmeira. 

 

Fonte: Vermelho