Acidentes viram rotina em fábrica de Simões Filho

Geral CTB Geral 12/02/2016

Em menos de 15 dias, três trabalhadores sofreram acidentes na Staummaq, empresa sediada em Simões Filho e que fabrica e faz manutenção de motores. Em um dos acidentes, o funcionário teve um dedo esmagado. Para piorar ainda mais a situação, a empresa não emitiu a CAT (Comunicação de Acidentes de Trabalho).

Os acidentes, que já viraram rotina na empresa, são reflexos da falta de uma política de segurança da Staummaq. Segundo o Sindicato, é preciso investir na manutenção das máquinas e treinamento técnico visando capacitação profissional, a fim de evitar acidentes.

Uma das questões mais graves hoje é a ausência de CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho) na Staummaq. Desde 2013, o Sindicato cobra insistentemente da empresa a convocação de eleição da CIPA. “É um absurdo a falta de compromisso da Staummaq com os trabalhadores. A CIPA é prevista na Legislação, mas a empresa insiste em rasgar as leis. Vamos até as últimas consequências para garantir os direitos dos trabalhadores”, diz um dirigente sindical.

Para fazer a luta avançar na Staummaq, o Sindicato convoca os trabalhadores para aumentar ainda mais a mobilização no chão de fábrica, como formar de pressionar a empresa a abrir processo de eleição da CIPA e cuidar da saúde dos funcionários.

Outro problema na empresa é a constante prática do assédio moral contra os trabalhadores. Segundo Sindicato, até o dono da empresa maltrata e desrespeita os funcionários, inclusive com xingamentos.

De acordo com o Sindicato, caso a Staummaq não abra um canal de diálogo e mude a sua postura intransigente, os trabalhadores não terão alternativa a não ser paralisar as atividades.

 

Fonte: Metalúrgicos Bahia.