Sindicato dos Bancários da Bahia completa 83 anos nesta quinta

Geral CTB Geral 04/02/2016

A CTB Bahia parabeniza o Sindicato dos Bancários da Bahia pelos aniversário de 83 anos completados nesta quinta-feira, 4 de fevereiro.

 Importante trincheira na luta dos trabalhadores e por um país mais justo, a entidade é uma das mais representativas do Brasil, participando de marcantes acontecimentos políticos do país no século XX, como a luta contra a ditadura do Estado Novo, pelo fim da ditadura militar (1964-1985), a campanha pelas Diretas Já e pelo Fora Collor.

 Além de protagonizar mobilizações por um Brasil mais justo e democrático, o Sindicato sempre focou o olhar para a categoria bancária. Prova disso são as conquistas que acumula, a exemplo da jornada de 6 horas, licença-maternidade de seis meses e contra o sucateamento e a privatização dos bancos públicos, durante o governo FHC.

História de resistência

Desde a fundação, em 1933, o Sindicato dos Bancários da Bahia tem acumulado conquistas importantes para a categoria, como a criação da Lei de Seis Horas, a estabilidade para quem tem mais de dois anos de serviço, a garantia do direito de greve, o direito de folga aos sábados e a unificação da data-base.

 O presidente da Federação dos Bancários de Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, que foi vice-presidente do Sindicato e diretor do estratégico Departamento de Comunicação e Imprensa da entidade, viveu uma parte dos grandes acontecimentos do SBBA. É claro que houve derrotas, mas as vitórias, sem dúvidas, se sobressaem.

 Emanoel lembra que depois de protagonizar a luta pelo impeachment de Fernando Collor de Melo, a categoria sofreu com a política neoliberal dos governos de FHC. Milhares de trabalhadores foram demitidos, bancos foram entregues ao capital estrangeiro e direitos foram perdidos. O cenário para os trabalhadores mudou após a eleição de Lula. A partir deste período, a categoria garantiu a ampliação da licença maternidade para seis meses, a criação de um canal de combate ao assédio moral e o acesso ao vale-cultura. “Desde então, todos os anos conseguimos aumentos acima da inflação na campanha salarial”, diz Emanoel Souza.

Renovação

Ao longo dos 83 anos, o Sindicato dos Bancários da Bahia se estabeleceu, ganhou espaço, ampliou as frentes de trabalho, se modernizou. Tem se reinventado. E agora, vem mais novidade. A entidade passa por reforma. A sede vai ficar muito mais bonita e moderna.

Além de uma fachada totalmente repaginada, a avenida Sete de Setembro ganha mais um ponto de interatividade entre bancários e população. É o café, aberto ao público, que irá funcionar na sede do SBBA. Atividades culturais serão agregadas ao espaço. Com certeza, as mudanças devem ampliar o diálogo com quem circula no local.

Com informações do Seeb Bahia.