Sindsaúde denuncia ao MPE suspensão de atendimento no Iperba

Geral CTB Geral 29/01/2016

 O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde-Ba) protocolou junto ao Ministério Público do Estado um pedido de apuração e adoção de medidas para as constantes suspensões de atendimento que vem ocorrendo no Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), no bairro de Brotas. A entidade realizará uma manifestação em frente à unidade, na próxima quarta-feira (3/2), às 10h, para discutir as condições de trabalho e o funcionamento do local.

A entidade recebeu denúncias de servidores da unidade que, desde dezembro, a direção da maternidade vem emitindo comunicados para a população e para a Central Estadual de Regulação, informando que o atendimento está sendo suspenso por falta de profissionais médicos. As suspensões dos atendimentos têm ocorrido quase toda semana.

O documento enviado ao MPE também denuncia o elevado déficit de profissionais de outras categorias que compõe a equipe de saúde, inclusive técnicos administrativos. Essa situação tem gerado sobrecarga de trabalho, exigindo a realização de dobras frequentes nas escalas de auxiliares e técnicos de enfermagem.

A entidade denuncia também que existe unidade de internamento com seis leitos fechado há cerca de um ano. Além disso, também é denunciada a precariedade da estrutura física cujas instalações apresentam goteiras, infiltrações e mofo nas paredes.

A diretoria do Sindsaúde-Ba está preocupada com a situação, uma vez que o Iperba é uma das maternidades mais antigas e procuradas pelas gestantes, sendo referência inclusive em gestação de alto risco. A entidade se reuniu com os servidores da unidade no dia 21 de janeiro, quando foi formada uma comissão de trabalhadores que ficarão responsáveis pela mobilização interna na unidade para a luta por melhores condições de trabalho e em defesa da assistência à população.

Fonte: Ascom do Sindsaúde Bahia.