Marcha em defesa da democracia toma as ruas de Salvador

Geral CTB Geral 16/12/2015

Mais de 20 mil pessoas foram às ruas de Salvador na tarde desta quarta-feira (16/12) para protestar contra a tentativa de impeachment da presidente Dilma e pedir o afastamento do deputado Eduardo Cunha (PMDB) da presidência da Câmara Federal. A caminhada que começou às 16h no Campo Grande, seguiu até a Praça Castro Alves, lotando toda a região.

O tamanho da manifestação chamou à atenção das pessoas  que estava nas lojas, escritórios e praças, que paravam para ouvir as intervenções das lideranças sindicais e sociais que se revezaram ao microfone para manifestar apoio à presidenta Dilma e rechaçar qualquer tentativa de golpe. “Esta resposta positiva que tivemos nesta caminhada mostra que o povo está indignado com os últimos acontecimentos no Congresso Nacional. Com a maior visibilidade do impeachment, o povo está respondendo que não aceita um golpe e a tendência é de que os próximos protestos contra o impeachment tenham uma adesão ainda maior da população”, ressaltou o presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira. 

Aurino  destacou ainda a unidade de diversas forças sociais e política em torno da defesa da democracia, uma vez que, o ato desta quarta-feira reuniu  lideranças de diversos segmentos da sociedade. “O que percebemos é que a defesa da democracia é algo que unifica todo o movimento popular, independentemente de corrente política ou campo de atuação. Todos responderam á convocação da Frente Brasil Popular por entender a importância de defender o projeto que elegemos para governar o país. Todos entenderam o que está em jogo com esta tentativa de golpe. Movimentos como estes devem continuar, pois a luta é longa. Vamos ter que gritar cada vez mais alto que não vai ter golpe, como fizemos aqui hoje”.

Participaram da caminhada representantes dos partidos políticos PCdoB, PT, PSol, PCO e Pros; das centrais sindicais CTB, CUT e Intersindical; do movimento das mulheres, estudantil, da juventude, o movimento negro, LGBT, da luta pela terra e moradia, além de sindicatos de diversas categorias de trabalhadores da capital e do interior da Bahia.  Todos unidos ao coro de que não vai ter golpe. 

 

Dia de mobilização

A caminhada foi o evento final de um dia de mobilização em defesa da democracia em Salvador. Na parte da manhã, lideranças sindicais ligadas à CTB, ao PCdoB e aos movimentos sociais visitaram o Foral da Barra e o pelourinho hasteando suas  bandeiras  e convocando a população para participar da grande manifestação da parte da tarde.