Plenária debate conjuntura e plano de ações da CTB Bahia

Geral CTB Geral 15/12/2015

Em plenária realizada nesta segunda-feira (14/12), em Salvador, a CTB Bahia debateu a conjuntura política e econômica, avaliou as ações de 2015, festejou os 8 anos de fundação e aprovou um calendário de mobilização para os próximos meses, que começa a ser colocado em prática nesta quarta-feira (16), com a realização de atividades durante todo em protesto contra a tentativa de golpe contra a presidenta Dilma e em defesa da democracia.

Foi um encontro bastante produtivo. Na parte da manhã, a discussão foi sobre a conjuntura econômica, com a exposição da economista e supervisora técnica do Dieese Bahia, Ana Georgina Dias, que mostrou detalhadamente os caminhos que levaram o país ao atual cenário econômico e as consequências desta crise para os trabalhadores.

Segundo Ana Georgina, a diminuição do preço do petróleo, o aumento da taxa de juros, o aumento do desemprego, a estagnação do consumo e a crise política estão entre os diversos fatores que geram a instabilidade econômica e a queda do Produto Interno Bruto (PIB).

A parte da tarde começou com um debate sobre a conjuntura política. Coube à deputada federal Alice Portugal (PCdoB) fazer uma atualização sobre o cenário político nacional, com foco principal no Câmara de Deputados, hoje o principal foco de ameaças à democracia e aos direitos sociais e trabalhistas. Em sua exposição, Alice ressaltou a importância da mobilização dos movimentos sociais para barrar o impeachment da presidenta Dilma e o retrocesso que este fato traria para o país.

Entendendo esta necessidade, os classistas traçaram uma estratégia de mobilização para levar um grande número de pessoas para o ato em defesa da democracia que acontece nesta quarta-feira (16/12), em Salvador. Além de participar da caminhada, que começa às 15h, os dirigentes sindicais farão uma série de atividades na parte da manhã, para alertar a população sobre os perigos desta tentativa de golpe orquestrado pela direita, com apoio da grande mídia.

A CTB definiu ainda um calendário de ações nos próximos meses, que inclui a participação na Lavagem do Bonfim, na Mudança do Garcia e no Fórum Social Mundial, além de reuniões de planejamento das secretarias e da direção da Central durante o mês de janeiro, para organizar as ações de todo o ano de 2016.

A plenária foi encerrada com a comemoração dos 8 anos de fundação da CTB, completados no último dia 12 de dezembro, com um bolo e uma festa de confraternização entre os presentes. “ A CTB é a central que mais cresce no país, porque tem a melhor proposta de defesa dos direitos da classe trabalhadora. É a central que está presente no chão de fábrica e em todos os setores e categorias. Nestes 8 anos, nos destacamos também pela clareza em defender a unidade entre as centrais, pois entendemos que este é o melhor caminho para conquistar mais direitos para a classe trabalhadora. Temos muita clareza sobre este projeto”, ressaltou Aurino Pedreira.