Sindsaúde mobiliza enfermagem pelo pagamento do piso

Sindsaúde mobiliza enfermagem pelo pagamento do piso
Sindsaúde em Brasília lutando pela categoria

Geral 05/09/2022 Escrito por:

A decisão do ministro do STF, Luis Roberto Barroso, que suspendeu o pagamento do piso salarial da enfermagem, está sendo questionada e mobiliza as entidades que representam a categoria em todo o Brasil. Na Bahia, o Sindsaúde reforça o ato nacional que ocorrerá em todos os estados na próxima sexta (9). 

"Como auxiliar e técnica de enfermagem, considero um descaso com profissionais importantes para o País. Vamos seguir mobilizando a categoria e participar das agendas que estão sendo propostas por nossas entidades nacionais, como o protesto do dia 9 e a reunião com os presidentes da Câmara Federal, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco", diz Ivanilda Brito, presidenta da entidade e secretária de Comunicação da CTB Bahia. 

A DECISÃO DE BARROSO

O ministro decidiu suspender os efeitos da Lei n. 14.434/2022, que instituiu o Piso Salarial da Enfermagem, atendendo pedido de entidades empresariais do setor de saúde. Barroso pede que seja apresentado, em 60 dias, estudo do impacto orçamentário para a implementação do piso nos serviços de saúde, públicos e privados.

Segundo Ivanilda Brito, os estudos foram devidamente apresentados e debatidos com a União, Estados, Municípios e junto ao Congresso Nacional. "A Lei 14.434/2022 é um avanço para garantir uma condição digna de vida e de trabalho ao maior contingente de profissionais de saúde do país. Vamos à luta para fazer valer a lei e assegurar uma remuneração decente para quem cuida do nosso povo", afirma.