CTB Bahia mobiliza dirigentes para reunião sobre registro sindical no dia 5

CTB Bahia mobiliza dirigentes para reunião sobre registro sindical no dia 5

Geral 02/09/2022 Escrito por:

Um tema importante para os sindicatos foi retomado pelo Ministério do Trabalho no Conselho Nacional do Trabalho (CNT): o cancelamento do registro sindical de entidades que não atualizaram seus mandatos de diretoria no CNES.  Por isso, a CTB Nacional realiza, na próxima segunda-feira (5/9), uma reunião virtual para debater o tema.

A Secretaria Geral apresentar as discussões atuais e dará assessoria aos sindicatos que precisarem. O encontro via Zoom será às 15h30, sendo necessário fazer a inscrição antecipadamente. Ao se inscrever AQUI, a pessoa receberá uma mensagem no e-mail que se cadastrou com o link para participação. 

"Somos o estado com maior número de sindicatos filiados à CTB. Temos que monitorar de perto a situação das entidades dirigidas pelos classistas. É importante que estejam regularizadas e possam desempenhar suas atividades normalmente, cumprindo seu papel de representar as categorias e mobilizá-las para o enfrentamento dos desafios atuais. Vamos mobilizar nossos dirigentes no estado para essa reunião no dia 5", destaca Rosa de Souza, presidenta da CTB Bahia.

Segundo o Ministério, há mais de 4.100 sindicatos que não fizeram a atualização de diretoria no CNES e o mandato encontra-se vencido. Para estes casos, o Ministério vem dialogando bilateralmente com as bancadas de trabalhadores e empregadores no CNT antes de publicar uma portaria neste sentido. Está em discussão os prazos para cancelamento e para saneamento da atualização da diretoria.