Curso de formação da CTB aborda Relações Étnico-Raciais e os Direitos Humanos no Mundo do Trabalho

Curso de formação da CTB aborda Relações Étnico-Raciais e os Direitos Humanos no Mundo do Trabalho

Geral 11/05/2022 Escrito por: Romice Mota

A CTB-Nacional promove em parceria com a CTB-Bahia, através de suas Secretarias de Formação e Cultura e Políticas de Promoção de Igualdade Racial o curso de formação para dirigentes sindicais. A atividade que acontece de forma híbrida (virtual e presencial), tem por objetivo dar ferramentas aos trabalhadores e trabalhadoras para ampliar e garantir a luta por direitos e justiça social.

O primeiro dia do curso (10/05), foi marcado pela participação de diretores e funcionários de sindicatos e federações de trabalhadores vindos de diversas categorias e regiões do estado. Na primeira aula foi discutido a Metodologia de Trabalho-reconhecendo o cenário histórico do continente africano antes da ocupação europeia, os princípios que orientam a metodologia de pesquisa da cultura africana.

O curso, segundo o secretário de Combate ao Racismo da CTB-BA, Jerônimo Júnior, serve como oportunidade para aprender formas de dialogar com as categorias, “Vivemos um momento muito difícil no país. Momentos propostos como esses do curso devem ser bem aproveitados pois são essenciais para seguirmos na luta. Estudar e aprender sempre, mais do que nunca agora para que possamos compreender o momento político que vivemos no país”, afirmou Jerônimo.

As aulas estão sendo ministradas pela mestra em Políticas Sociais e Cidadania, Cléia Costa dos Santos, que também é advogada nas áreas civil e trabalhista, foi procuradora do Estado da Bahia, e Coordenadora de Promoção e Igualdade Racial da Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia; além de conselheira do Conselho de Desenvolvimento das Comunidades Negras do Estado da Bahia, entre outras atribuições ligadas ao mundo do trabalho e promoção da igualdade racial.

 

O curso acontece em três etapas:

1º ETAPA : DIAS 10, 17, 25 de maio e 03 de junho;

2º ETAPA: DIAS 07,14, 21 e 28 de junho;

3º ETAPA : DIAS 05, 12, 19 e 27 de julho.