Luta e resistência marca votação pelo piso salarial da Enfermagem

Luta e resistência marca votação pelo piso salarial da Enfermagem

Geral 05/05/2022 Escrito por: Romice Mota

Na última quarta-feira. (4), foi aprovado o projeto de lei que estabelece o piso nacional de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras. Os profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate contra a Covid-19 desde o início da pandemia agora tem um bom motivo para comemorar. Para entrar em vigor, o PL precisa ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Profissionais de várias regiões do país participaram dos atos e fizeram uma manifestação organizada para pressionar e sensibilizar os deputados federais em votar favorável a valorização da Enfermagem.  

Segundo Rosa de Souza, presidenta da CTB-BA, a justiça foi feita, a Enfermagem merece respeito. “Valeu a luta, valeu a pressão”.

A categoria é formada por 1,3 milhão de profissionais (enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras), inscritos no Cadastro Brasileiro de Ocupação (CDO). Outros 1,7 milhão estão inseridos em diferentes atividades, ainda ligadas à enfermagem, como professores, por exemplo. No total são 3 milhões de profissionais em todo o país.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) participou de forma  brilhante e aguerrida  das articulações para garantir a votação do projeto. Vale ressaltar, que o papel desempenhado pela deputada foi fundamental para o sucesso da votação.

Piso da enfermagem

Conforme a proposta, o valor mínimo inicial para os enfermeiros será de R$ 4.750, a ser pago pelos serviços de saúde públicos e privados.Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.