Juazeiro (BA): STTAR realiza Ato Político em comemoração aos 6 anos de fundação

Juazeiro (BA): STTAR realiza Ato Político em comemoração aos 6 anos de fundação

Geral 25/04/2022 Escrito por: Ascom STTAR

Na manhã do último  sábado (23/04) foi de celebração para os membros do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais (STTAR) de Juazeiro. A entidade completa seis anos de funcionamento no município do norte da Bahia e a comemoração contou com solenidade política no auditório da APLB Sindicato Juazeiro.

No evento estiveram presentes, representantes de diversas organizações como Gabriel Bezerra, da Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR), Inácio Ribeiro, da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais do Estado da Bahia (FETAR-BA), Mara Cunha, da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Queila Patricia, da União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro) de Juazeiro, Maria Quitéria, da União Brasileira de Mulheres (UBM) Juazeiro, Cláudio Marcos, do Sindicato dos Comerciários de Juazeiro, Valter de Santana, do Centro Público de Economia Solidária (Cesol), Waldenir Brito, do Sindicato dos Bancários, além do vereador Mitu do Sindicato e do Deputado Estadual, Zó.

O presidente da CONTAR, Gabriel Bezerra, ressaltou o momento político que o país vive e a importância do fortalecimento das organizações sindicais, “Nós do movimento de Assalariados Rurais do Brasil, em especial aqui em Juazeiro, nascemos no pior momento da historia, no meio de uma reforma trabalhista, da retirada de direitos, mas a cada dia temos resistido e estamos fortalecendo o movimento sindical. Esse sindicato tem uma representação expressiva na cana, na fruticultura, em outros setores, a cada dia vem atuando, trabalhando, mantendo reposição salarial, garantia de direitos, então esse é o nosso papel”, ressaltou.

Para o Deputado Estadual, Zó (PCdoB), as organizações sindicais foram fundamentais na garantia de direitos dos trabalhadores da região do Vale do São Francisco, “Eu faço esse resgate histórico para a gente lembrar como essa luta foi importante e como essas conquistas só aconteceram por causa dessas lutas. Eu fui Técnico Agrícola em 1988, para se ter uma ideia, quando a gente imaginava que o transporte era precário, os trabalhadores bebendo água de canal. E a gente viu a importância da luta sindical na região. Essa comemoração tem um valor imenso, porque isso faz parte de uma construção que não foi fácil”.

O presidente do STTAR Juazeiro, José Manoel dos Santos aproveitou o momento para relembrar as conquistas da organização ao longo dos seis anos de fundação,  “De 2009 para cá, a gente vem trabalhando muito para organizar os trabalhadores e trabalhadoras. Por isso, quero dedicar esse dia, de uma forma muito especial, a cada delegado e delegada que hoje está aqui presente. Esse momento é nosso, esse momento é de vocês”, celebrou.

A programação do evento contou ainda com café da manhã e entrega de placas comemorativas, em homenagem aos diretores do STTAR Juazeiro.