MPT, Ufba e Cesat lançam campanha de prevenção a acidentes de trabalho

MPT, Ufba e Cesat lançam campanha de prevenção a acidentes de trabalho

Geral 17/04/2022 Escrito por: ASCOM MPT 5ª Região

Alertar a sociedade para a necessidade de desenvolver a cultura da prevenção de acidentes de trabalho é a meta da campanha que foi lançada nesta segunda-feira (11), às 14h no Salvador Shopping. A iniciativa conjunta reúne o Ministério Público do Trabalho (MPT), Universidade Federal da Bahia e Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) num esforço para sensibilizar empregadores e empregados de todo o estado. 

De 11 de abril a 1º de maio  A campanha contará com uma série de ações, presenciais e virtuais, peças expostas no interior do centro de compras, além de cards e vídeos veiculados nas redes sociais.

Além dos três órgãos, os materiais produzidos serão veiculados também nos perfis de de instituições parceiras como sindicatos, fóruns e associações até o próximo dia 1º de maio. O ponto alto da campanha será no Dia Nacional de Prevenção a Acidentes de Trabalho, comemorado dia 28 de abril. Durante o lançamento da ação, estavam presentes o procurador do MPT Ilan Fonseca, o professor do Instituto de Saúde Coletiva da Ufba Cléber Cremonese e a diretora do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cesat), Letícia Nobre.

Durante o evento os representantes dos três órgãos apresentaram dados em relação à ocorrência de acidentes na Bahia, seus impactos na vida dos trabalhadores e sobre o conjunto da sociedade. Entre 2010 e 2021 foram registrados 39.037 acidentes de trabalho na Bahia, 1.133 em 2010 e chegando a 6.469 em 2021, um crescimento de 470% no período. Salvador registra 32% do total, isto é, 12.382 trabalhadores morreram na capital, em pleno exercício da atividade profissional em apenas 11 anos.

Os acidentes de trabalho são um importante e grave problema de saúde pública porque causam mutilações, sequelas, incapacidades, temporárias ou permanentes, além de óbitos, e acometem milhares de trabalhadores no Brasil e na Bahia todos os anos. Ocorrem com trabalhadores de quaisquer tipos de atividade econômica e vínculos de trabalho, formais, informais, servidores públicos estatutários, trabalhadores domésticos, por conta própria, e em atividades tradicionais, como agricultura e pesca.CONHEÇA A CARTILHA ” ACIDENTE DE TRABALHO É URGENTE EVITAR

CLIQUE  AQUI E CONHEÇA A CARTILHA ” ACIDENTE DE TRABALHO É URGENTE EVITAR