Dia do Jornalista| A CTB-BA reverencia os profissionais da liberdade

Dia do Jornalista| A  CTB-BA reverencia os profissionais da liberdade

Geral 07/04/2022 Escrito por: Romice Mota

A CTB-BA presta homenagem aos profissionais da imprensa que trabalham diariamente para levar a informação às pessoas com ética, com integridade e buscam divulgar os fatos.

A Associação Brasileira da Imprensa (ABI) declarou em 1931 o 7 de abril como o Dia do Jornalista em homenagem a Líbero Badaró assassinado no século 19, fato que levou à abdicação de D. Pedro I.

Ainda mais no mundo contemporâneo onde a comunicação adquire cada vez mais importância. Sendo muito importante reverenciar os jornalistas que resistem aos constantes ataques do governo federal. Os ataques da cúpula do governo de Jair Bolsonaro à imprensa, e especialmente às jornalistas, se tornaram uma das principais marcas da gestão bolsonarista.

Além de serem contrários à noção de liberdade de imprensa, os ataques também têm uma motivação machista. As agressões têm um caráter misógino quando se trata de jornalistas mulheres. Nesses casos, ele e seus seguidores expressam todo o preconceito, o machismo e o sexismo que cultuam.

A luta pela democratização dos meios de comunicação passa pelo trabalho dos bravos jornalistas sabedores de que pertencem também à classe trabalhadora e insistem em levar as notícias, mesmo em condições adversas aos mais longínquos lugares deste imenso país.

No Dia do Jornalista, a CTB parabeniza os profissionais da liberdade que enfrentam a repressão e a violência para levar a notícia verdadeira aos brasileiros e as brasileiras.