8 de Março: Mulheres da Bahia exigem fora Bolsonaro e igualdade de direitos
Geral 03/03/2022 Escrito por: Romice Mota
No Dia Internacional da Mulher – 8 de Março – as mulheres vão às ruas levar o seu grito para reafirmar a luta das mulheres por igualdade de direitos. O tema desse ano será "Pela Vida das Mulheres, Bolsonaro Nunca Mais”. O ato será realizado na terça-feira (8 de Março), concentração na Praça do Campo Grande, às 14h,
A igualdade de gênero se impôs no debate político de uma forma irreversível. Isso porque o Brasil é um dos países onde mais se mata mulheres no mundo. Depois do golpe de Estado de 2016, a violência por questões de gênero cresce assustadoramente, com Bolsonaro, as mulheres praticamente sumiram do governo, dos cargos de decisão. Por isso, na eleição desse ano precisamos lutar, como só as mulheres sabem lutar, para elegermos um número muito maior de mulheres para o Congresso Nacional, para as assembleias legislativas estaduais e para todos os cargos.
Como se já não bastasse a prevalência de uma divisão sexual no mercado de trabalho, as mulheres enfrentam a violência psicológica e física. De acordo com Mapa da Violência 2021, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2020, uma mulher foi agredida a cada 2 minutos no país, num total de 266.310 casos registrados.
Aquelas que são as mulheres as primeiras a perder seus empregos, as últimas a se realocarem e ainda sofrem todo tipo de violência, seja dentro de casa, nas ruas ou no ambiente de trabalho. São as mulheres que têm que se virar com a carestia e mesmo assim ter algo para encher as panelas e alimentar a sua prole. E ainda são marginalizadas no mercado de trabalho.
A CTB-BA convoca todas, todos e todes juntos a ocuparem as ruas no dia 8 de Março na luta contra o machismo, o combate à feminização da pobreza e a todas as ações que agravam a situação das mulheres.