3º Conselho Estadual da CTB-Bahia acontece nessa segunda-feira

3º Conselho Estadual da CTB-Bahia acontece nessa segunda-feira
Publicado por Romice Mota

Geral 03/11/2019 Escrito por: Romice Mota

A CTB-Bahia busca aprofundar o debate e as estratégias de enfrentamento aos ataques e ameaças destinados para os trabalhadores e trabalhadoras no movimento sindical.

Foi estabelecido no artigo 8° que só pode haver um sindicato por categoria profissional ou econômica, cuja base territorial é o município. A mudança visa instituir o pluralismo sindical, ao invés de uma unicidade conjunta e eficaz em defesa dos trabalhadores.

Segundo o presidente da CTB-Bahia, Pascoal Carneiro o momento é delicado e todos os trabalhadores e trabalhadoras precisam se unir para continuar existindo, “Com aprovação da PEC  171/2019    o movimento sindical corre o risco de ser extinto em 10 anos, em função da rigidez que se impõe aos sindicatos. As entidades terão que ter 50% + 1 de associados para representar e para negociar, isso vai acabar com a unicidade sindical e instituir a pluralidade, deixaremos de existir e passaremos a ser ONG. Espero todos e todas para debater e reforçar a nossa posição em defesa da Unicidade Sindical,” afirma Carneiro.

O Conselho será realizado na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (SINPOJUD), localizado na rua Marujos do Brasil, em Nazaré.