CTB participa de seminário com Lula e ministro da Espanha

CTB participa de seminário com Lula e ministro da Espanha

Geral 14/01/2022 Escrito por: CTB-Nacional

O presidente da CTB-SP e vice-presidente nacional da CTB, Rene Vicente, representou a central em seminário organizado pela Fundação Perseu Abramo, nesta terça-feira (11), sobre a revisão da reforma trabalhista na Espanha. A reunião contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com a participação, por videoconferência, de Luis Escrivá, ministro da Inclusão, Migração e Seguridade Social da Espanha.

Escrivá relatou a experiência do debate social construído em seu país, indicado os direitos que foram retirados ao longo dos anos – e, em especial, com a reforma trabalhista de 2012. Segundo o ministro, a reforma proposta pelo governo de coalizão resgata pontos importantes de direitos da classe trabalhadora – propostas que integram um programa político e econômico para construção de uma sociedade mais justa e inclusiva e contra o rebaixamento da massa salarial, da alta rotatividade laboral e a precarização. O seminário destacou o resgate do papel do Estado em contraposição ao ideário neoliberal como agente indutor da economia e resgate do bem-estar social. 

O debate aponta a necessidade da defesa da pauta da classe trabalhadora, no processo eleitoral de 2022, através de um programa que defenda a reconstrução nacional e de uma frente ampla que paute o desenvolvimento nacional, a reindustrialização com valorização do trabalho, distribuição de renda e recolocação do Estado como agente indutor da economia, buscando pautar o resgate dos direitos da classe trabalhadora perdidos na reforma trabalhista de 2017.