Trabalhadores da Saúde não aceitam enganação – EM ALERTA!

Trabalhadores da Saúde não aceitam enganação – EM ALERTA!

Geral 21/12/2021 Escrito por: SINDSAUDE-BA

TRABALHADORES DA SAÚDE NÃO ACEITAM ENGANAÇÃO: reajuste de 4% é muito pouco!

Na noite do dia 18 de dezembro, o Governo do Estado da Bahia, mais uma vez às vésperas do Natal, enviou para a Asssembléia Legislativa da Bahia (ALBA), o PL 24.432/2021 que concede reajuste linear de 4% nos salários dos servidores públicos estaduais e altera a estrutura remuneratória das carreiras, bem como apresenta nova tabela de aumento do PLANSERV.

Apesar dos apelos desde janeiro/21, do SINDSAUDE-BA em conjunto com os sindicatos da rede pública, para o governo estabelecer a Mesa de Negociação Estadual e discutir a proposta de Projeto de Lei antes de encaminhar à ALBA, o governo fez o anúncio através da imprensa e encaminha o PL em período em que muitos trabalhadores/as, se encontram de férias, surpreendendo á todos.
Repudiamos o estilo autoritário do Governo em tratar as políticas para o servidor público e não aceitamos um índice de reajuste tão pífio. Nossa perda salarial, de 2016 para 2021, calculada pelo DIEESE, é de 32,54 Precisaríamos de uma reposição de 48,27% para cobrir as perdas inflacionárias desse período;

O Sindsaúde, sabendo que o projeto de lei, inclusive o que diz respeito ao grupo Ocupacional Saúde e o grupo Técnico Administrativo, podem ser votados a qualquer momento a partir do dia 20 /12, conclama a categoria á ficar alerta e pressionar os seus deputados a não votarem a proposta sem discussão e negociação com os sindicatos.
Nesse sentido, conclamamos todos e todas , para uma assembleia em caráter emergencial hoje, 20/12 às 20 h pelo ZOOM.
A proposta do governo apresenta sérios problemas:

•Com o aumento do PLANSERV aplicado já em janeiro, o que sobrará dos 4%?

• Outro agravante é que, a aplicação de 300,00 e 200,00, valores absolutos, causará grande distorção na estrutura de remuneração das categorias, especialmente, pessoal do Grupo ocupacional técnico administrativo.

• Reivindicamos aumento linear em percentual, mais robusto a fim de promover reposição das perdas e evitar maiores distorções.

• Vale lembrar que são esses servidores/as da Saúde, que comprometendo sua saúde e suas vidas têm sustentado com competência e coragem a pandemia da COVID-19, que ainda não acabou.