ASSUFBA Sindicato completa 41 anos construindo uma história de lutas, conquistas e resistência

ASSUFBA Sindicato completa 41 anos construindo uma história de lutas, conquistas e resistência

Geral 01/12/2021 Escrito por: Romice Mota

Nesta terça-feira (1º/12), Assufba-Sindicato completa 41 anos de protagonismo na luta dos Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Federais da Bahia, sempre com ética, responsabilidade e compromisso.

Fundada ainda como Associação, em 1980, a ASSUFBA foi criada como um grupo de servidores durante a ditadura militar (1964-1985). O objetivo era lutar pelos direitos dos servidores, antes invisibilizados. Hoje, o Sindicato cresceu, comprou uma sede própria, e representa os técnicos da UFBA, UFRB, UFOB, UFSB e UNILAB, em diversas regiões da Bahia.

A ASSUFBA nasceu no dia 1º de dezembro de 1980. O primeiro passo foi dado antes, em 13 de novembro, quando aconteceu assembleia na Faculdade de Direito da UFBA, na Graça, que elegeu uma Comissão Provisória, cujo objetivo era aprofundar o debate com os servidores sobre a entidade que seria criada.

A história do Sindicato é marcada por muita luta e importantes feitos em prol dos trabalhadores. Em 1984, a entidade realizou uma grande greve nacional e, através dessa iniciativa, foi elaborado o primeiro plano de cargos e salários da categoria.

Para Rosa de Souza, presidenta da CTB-BA, os desafios se colocam na ordem do dia para o movimento sindical, “Eu considero que a Assufba é fundamental para defesa não apenas dos interesses dos trabalhadores técnico-administrativos, mas da autonomia da Universidade, ao fortalecer as relações trabalhistas e ao ter uma compreensão específica sobre o valor da instituição. Assufba com certeza merece ser homenageada em seu aniversário”, enfatizou.

Ao longo das quatro décadas, o Sindicato trabalha diariamente em defesa de melhores condições de trabalho e salariais para os Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Federais da Bahia, contra o assédio moral e as injustiças, e pela manutenção e ampliação dos direitos da categoria. Vale destacar que, à luta da Assufba ocupa um papel de destaque diante do desprezo que o presidente demostra pela classe trabalhadora. Bolsonaro apresentou uma série de medidas e normas jurídicas que prejudicam os trabalhadores. Algumas foram barradas e outras aprovadas na Câmara e no Senado.

 

Viva a ASSUFBA!