Nota de apoio e solidariedade aos Professores da Faculdade 2 de Julho

Nota de apoio e solidariedade aos Professores da Faculdade 2 de Julho

Geral 30/11/2021 Escrito por: Romice Mota

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (Sessão-Bahia), vem por meio desta emitir seu total apoio aos professores da Faculdade 2 de Julho, que se encontram com suas atividades paralisadas por falta de pagamento do salário. As atividades estão suspensas desde de terça-feira (23), depois de decretar a greve. A maior parte dos docentes reclama que está com seis meses de salários atrasados, mas alguns professores manifestaram em assembleia que já acumulam 11 meses de atraso, e nenhuma previsão de pagamento dos atrasados.

Além da remuneração mensal, há férias e 13º salários não pagos, somando-se a isso o atraso no pagamento das contribuições previdenciárias e o recolhimento do FGTS. Em meio ao impasse, os alunos continuam sem aulas e esperando uma posição da direção, que não tem nenhuma previsão de pagamento dos salários atrasados.

Entendemos que, a Educação é um dos componentes mais importantes para o crescimento da sociedade. Sua qualidade marca significativamente os critérios que regem o progresso de uma pessoa ou de uma sociedade, bem como o desenvolvimento de uma nação inteira. Não aceitamos retrocessos, cobramos da Faculdade uma posição urgente, pois não existe possibilidade de se alcançar uma educação de qualidade sem valorização profissional.

A instituição afirma que, o não pagamento dos salários se dá por falta de recursos da instituição. Hoje, a F2J possui 240 alunos nos três cursos, quando o ideal seria 1300 estudantes para honrar a folha de pagamento.  A instituição afirma ainda não ter fins lucrativos e estar lidando com dívidas históricas.

Repudiamos ações como essas que, nos últimos anos, ganharam força no país justamente por esse momento político obscurantista e cheio de retrocessos a que todos/as estamos submetidos/as atualmente. Toda nossa solidariedade aos professores!!!

“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”. Paulo Freire


Salvador, 30 de novembro de 2021
Direção da CTB-BA