Fora Bolsonaro ganha às ruas de Salvador no Dia da Consciência Negra

Fora Bolsonaro ganha às ruas de Salvador no Dia da Consciência Negra

Geral 22/11/2021 Escrito por: Romice Mota

Várias pessoas invadiram as ruas de Salvador, no último sábado (20) - Dia da Consciência Negra. O entendimento é que as principais pautas da classe trabalhadora, são pautas que impactam mais a população negra. Isso porque, devido ao racismo estrutural, essa é a parcela historicamente mais discriminada e mais atingida pelo desemprego, pelos baixos salários e pelo emprego precário.

A unificação das lutas neste ato #20NForaBolsonaroRacista, que tem também pautas como a geração de emprego decente, pelo fim da fome e da miséria e contra a política econômica do governo Bolsonaro, foi consenso entre as entidades que integram a Campanha Nacional Fora Bolsonaro e as que organizam, há anos, os atos de 20 de novembro.

Da mesma forma, a proposta de reforma administrativa (PEC 32) tem profundos impactos particularmente sobre o povo negro, pois são justamente os mais pobres que dependem dos serviços públicos ameaçados pela política de Bolsonaro e Paulo Guedes.

Segundo Rosa de Souza, presidenta da CTB- BA, o Brasil viveu três séculos e meio sob a escravidão e ainda hoje a maioria dos negros e negras do nosso país vivem uma imensa senzala, o presidente estimula as discriminações e injustiças a que são submetidas a comunidade negra e tem inegável responsabilidade pelo crescimento da intolerância, da desigualdade e da violência contra negros, índios e quilombolas, desabafou.