Conselho Estadual LGBT lança edital a fim de eleger representantes para o biênio 2020/2022

Conselho Estadual LGBT lança edital a fim de eleger representantes para o  biênio 2020/2022

Geral 14/10/2019 Escrito por: Romice Mota

O ambiente de trabalho já não é mais como antes e as mudanças são cada vez mais rápidas e profundas. O aumento da população e sua concentração em áreas urbanas, a globalização e as mudanças culturais colocam novos desafios ao mundo do trabalho e aos atores sociais que com ele interagem.

As pessoas trazem para o ambiente de trabalho uma pluralidade de características que desafia normas, estilos, padronizações, processos e políticas, que antes eram impostos e obedecidos sem tantos questionamentos.

Práticas de discriminação, antes aceitas com naturalidade, agora são problematizadas e rejeitadas. Espera-se, mais que isso, que as especificidades sejam consideradas, respeitadas e, mais que isso, explicitadas, desconstruindo o padrão dominante que determina o que é aceito como normal, belo, saudável, correto e competente, entre outros atributos que se confundem com características como gênero, raça, cor, deficiência, estado sorológico, idade, orientação sexual e identidade de gênero, por exemplo.

A CTB-Bahia através da Secretaria de Políticas Sociais em defesa dos seus princípios e concepção não aceita o preconceito, a discriminação e a intolerância, seja de cor, raça, etnia credo, origem, geração, classe social, gênero ou orientação sexual. Lutamos com vigor por uma sociedade totalmente livre do machismo, da dominação de classe, do racismo, lesbofobia e homofobia, males estimulados pelo capitalismo que maculam e enfraquecem os ideais desigualdade e justiça social na sociedade brasileira.

Criado em 2014, o Conselho Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CELGBT), é um órgão colegiado de natureza consultiva, com a finalidade de formular e propor diretrizes e políticas públicas voltadas para o combate à discriminação e para a promoção e defesa dos direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT.

Nesse sentido, convocamos todas e todas para  colocar no centro do debate da classe trabalhadora a pauta LGBTQI+ e orientamos que participem da eleição do conselho CELGBT.  

Vale salientar que, o Conselho Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CELGBT), órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), lançou, no último sábado (05/10), edital de convocação para chamada pública de entidades, grupos ou fóruns congêneres, representantes da sociedade civil organizada, para a sua composição no biênio 2020/2022.

O documento regulamenta o processo de seleção pública de quinze representantes, conforme estabelece a Lei 12.946, de 10 de fevereiro de 2014, que criou o CELGBT. A chamada pública será realizada de acordo com o cronograma de atividades fixado no edital. O processo de inscrição começou nesta segunda-feira (07). A seleção pública será conduzida por uma Comissão Eleitoral composta por representantes da SJDHDS, Defensoria Pública, Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT). 

Os interessados podem se inscrever através do preenchimento do formulário online disponibilizado na página do CELGBT, no site da SJDHDS, e enviar a documentação exigida por e-mail (eleicaocelgbt@gmail.com), no período entre 7 /10 e 6/11 de 2019. 

 

Faça sua inscrição pelo site:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeP0NHr7MO-GHJwIZUaDx2lu6uS2fBpEBDfkssHz-5L2qgRBg/viewform