CTB-BA divulga nota de repúdio contra ofensas do secretário de Saúde a chef, Angeluci Figueiredo

CTB-BA divulga nota de repúdio contra ofensas do secretário de Saúde a chef, Angeluci Figueiredo

Geral 03/08/2021 Escrito por: Romice Mota

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil  (Seção-Bahia), repudia veementemente os atos ofensivos, desrespeitosos e truculentos manifestados pelo secretário de Saúde do Estado da Bahia e também atual presidente do Conselho Estadual de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas, no infeliz episódio ocorrido no último domingo, 01 de agosto de 2021, contra a empresária Angeluci Figueiredo, do Restaurante Preta. Tal atitude não pode permanecer impune.

A chef foi agredida, imperdoavelmente, por parte de um secretário que deveria dar exemplo e respeito. A CTB-Bahia é contra qualquer atitude misógina, preconceituosa, machista e elitista vinda de qualquer direção e põe ao lado da empresária. Acreditamos no respeito mútuo e não toleramos mais sermos desrespeitados e desrespeitas por aqueles que colocam posições de poder que ocupam acima do que é o certo e o errado.

O secretário Fábio Vilas Boas, mais uma vez, tentou impor sua vontade, perante o bom senso, a razoabilidade e a ciência. O ato extrapolou qualquer limite de respeito, humilhando e ameaçando não somente a Chef Angeluci Figueiredo, mas todas as mulheres trabalhadoras e empreendedoras.

“O secretário, Fábio Vilas Boas, constrangeu não apenas Preta, mas também a toda sociedade, além de ganhar contornos ainda mais explícitos pela clara certeza de impunidade que motiva o agressor, que não se melindrou em ofender uma mulher negra, empresária, com demonstração explícita de preconceito e violência, revestidos por uma aura de superioridade por ser homem branco, de família tradicional além de estar ocupando cargo de expressão política no estado. Respeito é bom e as mulheres gostam! ” Desabafou Flora Lassence , secretária da Mulher da CTB-BA.

 A CTB-Bahia não poupará esforços para combater quaisquer atitudes desta natureza e não tolerará, em nenhuma hipótese, tais práticas. Cobramos providências urgentes ao governador do Estado da Bahia, Rui Costa.

Esperamos que o acontecido tenha o desfecho justo e necessário que merece!