Live Politica Cultural, encerra a primeira edição Classistas do “Julho das Pretas”  

Live Politica Cultural,  encerra  a primeira edição  Classistas do “Julho das Pretas”  
Publicado por Romice Mota

Geral 30/07/2021 Escrito por: Romice Mota

Live Política Cultural- “Equidade sim! Racismo não”! Será mais uma ação em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A atividade faz parte do calendário de ações da primeira edição Classistas do “Julho das Pretas”. A live será realizada sábado (31) das 9 às 11h, e transmitida no facebook.com/ctb.bahia.

As organizações negras vêm desenvolvendo um conjunto de “boas práticas”, ou de experiências exemplares para a inclusão efetiva dos negros na sociedade. Essas experiências expressam a responsabilidade que os negros organizados têm em relação à população negra, a busca de construção de uma rede de solidariedade baseada na identidade racial e na consciência do pertencimento. Essas práticas visam superar a discriminação racial e, sobretudo, oferecer ao Estado, aos governos e à sociedade, modelos para políticas públicas que, ao beneficiarem a comunidade negra, promovam igualdade de direitos e oportunidades.

Esse processo, entretanto, não foi suficiente para enfrentar o racismo no Brasil, que passou a manifestar-se de forma mais elaborada, consolidando as percepções trazidas pelo ativismo dos movimentos negros de que as desigualdades sociais, no contexto brasileiro, permanecem como sintoma do processo histórico de escravidão de africanos. A ausência de políticas de reparação pelo Estado e o zelo das elites econômicas brasileiras na manutenção de seus privilégios acabaram produzindo uma sociedade marcada por violência e exclusão.

Por fim, precisamos lembrar que não somos todos iguais! E isso é ótimo. Somos diferentes, e isso é o que nos enriquece, mas devemos e merecemos, sim, ter chances iguais