Documentário: 25 de Julho-Origem e História

Documentário: 25 de Julho-Origem e História

Geral 27/07/2021 Escrito por: Romice Mota

Documentário:25 de Julho-Origem e História, será tema da nossa atividade que, faz parte do calendário das ações da primeira edição Classistas no “Julho das Pretas”. A live será realizada, nesta terça-feira (27), às 19 horas e transmitida pelo facebook.com/ctb.bahia.

Segundo Geledés, 53% dos brasileiros corresponde a população negra e ainda luta para eliminar desigualdades e discriminações. São cerca de 97 milhões de pessoas e, mesmo sendo a maioria, está sub-representada no Legislativo, Executivo, Judiciário, na mídia e em outras esferas. Em se tratando do gênero, o abismo é ainda maior. Apesar da baixa representatividade de Mulheres Negras na política e em cargos de Poder e de decisão, cada ascensão deve ser comemorada como reconhecimento.

A partir de 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana, com a realização do 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, criação da Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas e a definição do 25 de julho como Dia da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha.

A composição da mesa será formada por Rosa Souza, presidenta da CTB-BA; Marilene Betros, vice-coordenador da APLB-Sindicato, Jhay Lopes, secretária da Diversidade da CTB-BA e Coletivo da Mulher da APLB, Flora Lassence secretária da Mulher da CTB-BA, Hércia Azevedo, dirigente de Formação da APLB-Sindicato e membro da NAPAR, Gercyjalda Rosa, professora, graduada em Letras e Mestra, Cíntia Bárbara Silva Borges professora, graduada em Letras e Mestra, Cristian Souza de Salese  e Arielma Galvão,  professora, coordenadora pedagógica, pedagoga e Mestranda.