#24J: em Salvador cerca de 15 mil pessoas foram às ruas
Geral 25/07/2021 Escrito por: Romice Mota
O #24J marcou o quarto protesto nacional contra Bolsonaro levou milhares de pessoas ao Campo, em Salvador, na manhã de sábado (24) para gritar “Fora Bolsonaro!”A manifestação foi parte do movimento #24JForaBolsonaro, convocado por movimentos sociais, sindicatos e lideranças políticas de diferentes espectros políticos. Em pauta, a defesa da vida, a partir do impeachment imediato do presidente Jair Bolsonaro. Os manifestantes chegaram cedo ao local de concentração, marcado por movimentos sociais para às 10h, por volta das 8h 30 já era possível notar a movimentação. Aos poucos, ela ganhou corpo. Já às 10h, cerca 15 mil pessoas ocupavam a principal praça da capital baiana.
As motivações para os atos que tomaram várias cidades no Brasil e no mundo neste sábado são diversas. Na pauta central, o rechaço à gestão desastrosa do político diante da pandemia de covid-19. Bolsonaro apostou em uma postura negacionista diante da ciência. Rejeitou orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), prevaricou na compra de vacinas; incentivou e promoveu aglomerações; disseminou mentiras sobre a segurança de vacinas e de máscaras.
A presidenta da CTB-BA, Rosa de Souza, celebrou a importância dos atos diante do cenário político. “A situação está bonita para o povo e feia para o presidente. Bolsonaro e seus generais estão isolados. Mais de 120 pedidos de impeachment estão engavetados. Mas hoje é um dia histórico. O presidente perde força”.
O povo foi às ruas no interior do estado
- Alagoinhas – Praça Ruy Barbosa
- Amargosa – Praça dos Correios
- Barreira – Praça Castro Alves
- Cachoeira – Caminhada Av. 25 de Junho
- Cruz das Almas – Praça Senador Temístocles (em frente à prefeitura)
- Eunápolis – Praça do Pequi (Com arrecadação de alimentos)
- Feira de Santana – Em frente à prefeitura
- Ilhéus – Praça Misael Tavares (em frente ao estádio)
- Ipiaú – Honório
- Itabuna – Jardim do Ó
- Itapetininga – Em frente à prefeitura
- Jacobina – Praça Rio Branco
- Jequié – Praça Luís Viana
- Paulo Afonso – Igreja N.Sra do Perpétuo Socorro
- Porto Seguro – Trevo do Cabral