Bahia inicia nesta sexta, o 5º Congresso Estadual da CTB
Geral 02/07/2021 Escrito por: Romice Mota
Com o tema central Esperançar o Brasil Pela Vida, Democracia, Soberania e Direitos tem início nesta sexta-feira (02) o 5º Congresso Estadual da CTB-Bahia, que deve ser encerrado na tarde de sábado (03). Será transmitido pela plataforma Zoom (disponibilizaremos o link), e pela Página do Fecebook da CTB-BA.
Os encontros têm por pauta a análise da conjuntura mundial e nacional, o balanço da gestão, aprovação de um Plano de Lutas e eleição da nova direção e da delegação estadual ao V Congresso Nacional da CTB-Nacional, convocado para os dias 12 a 14 de agosto, e debater a unificação da CTB/CGTB.
O 5º Congresso será realizado em uma data cheia de repetitividade, um marco muito grande nossa história da Bahia. A coragem e a resistência com certeza são pilares que sustentam a data de 2 de julho. A Independência da Bahia foi concedida através de muita luta por homens e mulheres de todas as raças que estavam dispostos a batalhar pela independência do seu país.
Desde essa época, o povo baiano vem sendo símbolo de resistência e coragem perante todo o Brasil. Como exemplo, temos mulheres que fizeram a diferença no passado e nos inspiram a fazer o mesmo nos dias atuais, como Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa, que tiveram um papel fundamental para a Independência da Bahia. São essas mulheres que hoje nos inspiram a resistir contra o fascismo, a tirania, e buscar a igualdade de gênero.
Confira a programação:
Dia 02 de julho: sexta-feira
19h – Abertura Política com a participação de personalidades políticas e dos presidentes das Centrais Sindicais;
20h- Palestra com o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Davidson Magalhães: A crise econômica e seus impactos na indústria Baiana.
20h 20 – Palestra com o presidente da CTB-Nacional, Adilson Araújo– Organização Sindical e seus desafios diante das crises política, sanitária e econômica no Brasil.
20h 40 – Leitura e aprovação do Regimento interno do 5° Congresso Estadual e ato Cultural de encerramento do primeiro dia.
Dia 03 de julho: sábado
09h- Palestra com a superintendente técnica do DIEESE, Ana Georgina Dias: Negociação Coletiva após o golpe de 2016 (governo de Michel Temer e Jair Bolsonaro);
09h 20- Palestra com Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia e vereador de Salvador: Conjuntura Política;
09h 40- Leitura das Teses, Emanoel Souza – secretário de Comunicação da CTB-Bahia;
10h 20-Debates acerca das teses do 5° congresso, inscrições de delegados e delegadas para intervenções em 3 (três minutos);
12h-Intervalo para o almoço;
13h 30 – Reinício dos trabalhos com a continuidade dos debates;
16h- Apresentação de chapas, defesas, eleição e posse da direção eleita;
17h: Encerramento.