Centrais Sindicais convocam mobilização para 18 de junho e apoiam Fora Bolsonaro no dia 19

Centrais Sindicais convocam mobilização para 18 de junho e apoiam Fora Bolsonaro no dia 19

Geral 10/06/2021 Escrito por: CTB-Nacional

O Fórum das Centrais sindicais decidiu apoiar as manifestações de rua convocadas para o dia 19 pelas Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo no âmbito da campanha nacional Fora Bolsonaro. CTB e CUT, que já integram as duas frentes, já estavam mobilizando, mas outras centrais ainda estavam relutantes em participar. Os sindicalistas também vão promover uma mobilização no dia anterior (18, uma sexta-feira) e reiteram a orientação de que é indispensável seguir os protocolos sanitários para impedir o avanço da covid-19, usando máscara, álcool gel e procurando manter o distanciamento.

Leia abaixo a nota divulgada nesta quarta-feira (9) pelas centrais:

Mobilizar os trabalhadores nos locais de trabalho e construir maioria sustentável contra Bolsonaro e sua política de morte. Neste contexto de crise econômica, sanitária, política e social sem precedentes na história do Brasil, torna-se fundamental mobilizar os trabalhadores e as trabalhadoras, a partir de seus locais de trabalho, na luta:

✓ Em defesa do auxílio emergencial de R$ 600,00
✓ Contra a fome
✓ Contra a carestia
✓ Por vacina já para todos
✓ Pela extensão do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda
✓ Contra a reforma administrativa (PEC 32/2020)
✓ Em defesa da Agenda Legislativa das Centrais, que está no Congresso Nacional
✓ Pelo Fora Bolsonaro

Para pressionar por essa pauta, as Centrais Sindicais – CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB, CSP-Conlutas, Inersindical, CGTB, Pública – decidiram realizar, no próximo dia 18 de junho, em âmbito nacional, mobilizações nos locais de trabalho e terminais de transporte público. Serão feitas assembleias, atos, panfletagens e paralisações pontuais, sob total respeito a todos os protocolos sanitários para evitar propagação do Coronavírus.

As mobilizações de 18 de junho também servirão à orientação sobre a importância de trabalhadores e trabalhadoras cumprirem esses protocolos sanitários no dia seguinte, 19 de junho, durante protesto nacional contra o presidente Bolsonaro.

As Centrais Sindicais apoiam o protesto de 19 de junho.

A pandemia de Coronavírus, que já tirou a vida de quase meio milhão de brasileiros e brasileiras ante a incompetência do governo federal, segue um risco à população, que deve evitar aglomeração durante protestos e manifestações. Porém, é preciso dar capilaridade às mobilizações envolvendo todos os trabalhadores e trabalhadoras na luta dos sindicatos e das demais organizações populares para avançarmos na construção de um país democrático e no combate à prática de destruição das nossas instituições e dos nossos direitos adotada pelo governo federal.

Faz parte do combate ao desgoverno Bolsonaro repudiar o obscurantismo, o negacionismo e as fake news e disseminar entre os trabalhadores e trabalhadoras a conscientização da gravidade da pandemia, bem como informações para que todos possam proteger a vida, não só a própria, como a de todos.