Ciclo de Debates Pré-Congresso da CTB-Bahia aborda Gênero, Raça e Classe

Ciclo de Debates Pré-Congresso da CTB-Bahia aborda Gênero, Raça e Classe
Publicado por Romice Mota

Geral 05/05/2021 Escrito por: Romice Mota

Gênero, Raça e Classe será tema do próximo Ciclo de Debate que antecedem e embasam o 5º Congresso Estadual da CTB, convocado para os dias 02 e 03 de julho, em formato virtual. O debate será realizado na próxima quarta-feira (12), às 17 horas.

É fundamental estarmos aptos a compreender que as vivências de submissão feminina foram gestadas na longa trajetória das relações sociais, sendo a igualdade formal entre homens e mulheres algo que nem sempre se efetiva nas experiências de intimidade. Além disso, agregar a noção de interseccionalidade dos marcadores raciais e étnicos na constituição de múltiplas violações de direitos é imprescindível para práticas jurídicas e psicológicas que problematizem a desigualdade.  

A mesa será composta com Daniele Costa, secretária da Mulheres do PCdoB e chefe de gabinete da Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado (SPM-BA), Sílvio Humberto, vereador de Salvador (PSB), eleito pela 3ª vez para Câmara Municipal, um dos fundadores  e presidente de honra do Instituto Steve Biko, e  Olivia Santana, deputada estadual (PCdoB).

Na oportunidade, vai acontecer o lançamento do livro: As Comemorações do Primeiro de Maio em Salvador na Primeira República, autoria da historiadora e diretora geral  do SINTEST-BA/Uefs, Daiana dos Santos Alcântara.

Semanalmente e sempre às quartas-feiras o ciclo abordará questões pertinentes a nossa conjuntura: Desindustrialização e Teletrabalho (28/04), Gênero,Raça e Classe (12/05) Funcionalismo Público (26/05), Plenária da Região Metropolitana (29/05), Campo (crédito rural, agrícola) e Assalariados Rurais (09/06).

A transmissão será feita pelo aplicativo Zoom (disponibilizaremos o link) e pela página: https://www.facebook.com/ctb.bahia