Trabalhadores e trabalhadoras do Vale do São Francisco comemoram resultado da negociação da Convenção Coletiva do Trabalho 2121
Geral 12/03/2021 Escrito por: Romice Mota
Os trabalhadores rurais do Vale do São Francisco encerraram com êxito na última terça-feira (2) as negociações da Campanha salarial de 2021. A reunião virtual foi realizada entre o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina e o Sindicato do Patronato, e foi aceita a proposta de aumento salarial e a permanência das cláusulas da Convenção Coletiva dos Trabalhadores (CCT) de 2020.
Segundo, José Manoel dos Santos, secretário de administração e finanças FETAR-BA, o país passa por um momento delicado e esta conquista é motivo para comemoração, “Foi uma conquista muito grande dos trabalhadores e trabalhadoras diante da crise que a pais passa. Realizar uma campanha virtual e manter os direitos da Convenção Coletiva na sua totalidade e com novos avanços é sem dúvida uma grande conquista", comemorou.
Direitos preservados
Entre as principais reivindicações da categoria estão o piso salarial no valor de R$ 1.158,00, criação da contribuição da assistência ao trabalhador, garantia em enviar o atestado por e-mail em caso de contágio da Covid-19, as empresas deverão tomar todas as medidas sanitárias seguindo os protocolos da OMS e a manutenção de todas as conquistas da última Convenção Coletiva do Trabalho.
Histórico
A Campanha Salarial da Hortifruticultura Irrigada do Vale do São Francisco está em sua 27ª edição e este ano foi virtual em função da pandemia que assola o mundo e contou com a presença dos trabalhadores, sindicatos, federações e confederações dos estados da Bahia e Pernambuco.
Vale ressaltar que a qualidade e da produtividade das frutas do Vale do São Francisco chegou ainda mais fortes e firmes na negociação com o patronato