Encontro debate os rumos das ações afirmativas no Brasil

Encontro debate os rumos das ações afirmativas no Brasil

Geral 10/09/2019 há 1 semana

“Para onde caminham as Ações Afirmativas no Brasil? Uma reflexão após 18 anos de Durban” é o tema do debate que será realizado no próximo dia 17 de setembro, às 17h, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Salvador

Iniciativa da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro), em parceria com a OAB - Seção Bahia, o evento tem o intuito de destacar a importância das ações afirmativas e da luta de resistência às tentativas de desmonte destas políticas no Brasil.

Além disso, lembra a III Conferência Mundial da ONU contra o Racismo, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas, que aconteceu em Durban, na África do Sul, em 2001. “A conferência foi um marco no adensamento do debate sobre a adoção de políticas de reparação de injustiças históricas provocadas pelo longo processo de colonialismo e escravidão que vitimaram, especialmente, a população negra e indígena brasileira. No atual contexto político, é fundamental o fortalecimento da consciência sobre a pertinência de políticas de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial”, afirma a presidenta nacional da Unegro, Ângela Guimarães.

O debate contará com as presenças de Gilberto Leal, da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen); e da pedagoga e deputada estadual Olívia Santana, ambos participantes da Conferência de Durban em 2001. Também participarão a psicóloga e pró-reitora de Ações Afirmativas da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Cássia Maciel; e da advogada e presidenta da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB – BA, Dandara Pinho.

 

Fonte: UNEGRO