Chile votou para enterrar a Constituição de Pinochet

Chile votou para enterrar a Constituição de Pinochet

Geral 26/10/2020 Escrito por: Romice Mota

Embora todas as pesquisas previssem o triunfo da opção “Aprovar”, nenhuma previu um número tão espetacular: 78,20 por cento contra 21,80 , com 86 por cento das urnas contadas, abrindo assim o tão esperado processo de mudança da Constituição de 1980 elaborada pela ditadura de Pinochet e que ainda governa o Chile, com modificações que visam mais afastar os “militares”, mas manter um modelo econômico que beneficia as empresas contra a cidadania. A opção da Convenção Constitucional (79,10 por cento) também varreu da Mista (20,90), que obrigará uma equipe a redigi-la,  de 155 membros eleitos por voto popular e com paridade de gênero. A outra opção buscava incluir 50% dos parlamentares no cargo.

A partir das 20h deste domingo, lugares como a Plaza Baquedano / Italia – rebatizada de “Plaza de la Dignidad” – começaram a se encher de gente, inclusive famílias onde gritos como “O povo unido nunca será derrotado” e a bandeira Mapuche , símbolo do movimento social que gerou todo esse movimento, enquanto as Forças Especiais se distanciaram em uma festa totalmente pacífica.

Talvez pela primeira vez desde a pandemia, as pessoas puderam sentir uma certa alegria. O sol da primavera, a sensação de fazer história nas novas gerações e uma certa lembrança do plebiscito de 1988 onde o “Não” derrotou Pinochet gerou um ambiente sem grandes perturbações. Nas escolas de Santiago Centro onde se votava, viam-se muitos jovens e velhos, e até a polícia e os militares que controlavam estes locais de votação saudavam as pessoas , numa imagem francamente surpreendente.

Parecia o fim, mas é só o começo

Esse plebiscito, acordado em 15 de novembro de 2019 em uma maratona no Congresso após semanas de greves, mobilizações e conselhos autoconvocados, é conhecido como “entrada”. O que está por vir são as eleições dos cidadãos que farão parte da Convenção Constituinte em 11 de abril de 2021 . Em seguida, virá a elaboração da Constituição com prazo de nove meses, renovável por mais três . Finalmente haverá um plebiscito de ratificação “de saída” em 2022 . 

O professor do Instituto de História da Universidade Católica e pesquisador do COES (Centro de Estudos de Conflitos e Coesão Social), Manuel Gárate é muito claro sobre o que está por vir: “Os maiores problemas e desafios, a meu ver, ultrapassam expectativas sobre as mudanças que virão. Um longo processo deliberativo nos espera, não sem conflitos e tensões. A cláusula de aprovação de dois terços (para cada artigo da Constituição) força os constituintes a chegarem a acordos e negociarem por muito tempo ”.

O historiador acredita que haverá um período importante em que a convenção terá que acertar suas regras de funcionamento, e que geralmente é um momento tenso, longo, mas necessário. “Portanto, é importante que as autoridades democráticas, partidos e outras organizações da sociedade civil façam uma ampla pedagogia para explicar o que pode e o que não pode ser esperado de um processo constituinte. A mobilização e o protesto social certamente continuarão, embora talvez com menos força do que em 2019. O Poder Executivo tem a importante responsabilidade de proteger o processo e evitar os excessos de qualquer dos extremos e não aproveitar a situação para impor uma agenda própria ou um pré-projeto constitucional. Também terá que enquadrar e regular muito bem as ações da polícia e evitar os abusos que vimos nos últimos meses ”.

O cientista político e pesquisador da Universidade Diego Portales, Claudio Fuentes, alerta que o sistema multipartidário do sistema político chileno deve ser levado em consideração. “Não há maioria absoluta de uma única tendência. O grande desafio será estabelecer mínimos constitucionais básicos para se chegar a um acordo que, segundo a norma, exige dois terços. Portanto, você precisa de acordos de diferentes forças políticas para um mínimo constitucional.

O segundo desafio para Fuentes é que, independente do processo, “existe uma demanda cidadã de participar, de ser protagonista dessa transformação”. “É preciso ver como as elites, que estarão na Convenção Constituinte, poderão se abrir para incluir diferentes atores e agentes sociais, mecanismos de participação não vinculantes, conselhos, etc. Isso requer uma convenção aberta, caso contrário, será percebida como um acordo cupular ”.

A rua foi decisiva

Há exatamente um ano, mais de um milhão de pessoas enchiam as ruas de Santiago, mas também o resto do Chile, popularizando frases como “Com tudo, mas por quê?” ou “Não foram 30 pesos, foram 30 anos.” Este último está relacionado com a alta do preço do metrô que gerou uma série de manifestações lideradas por escolares que começaram a evadir a passagem do metrô da capital no que seria o início do “Surto Social” de 18 de outubro.

Isso gerou uma repressão policial desproporcional contra os jovens, mas também o apoio dos adultos que culminou com gás lacrimogêneo, postos incendiados e a declaração de estado de emergência, deixando 31 mortos, 500 jovens mutiladas nos olhos (a polícia disparou contra o rosto) junto com mais de 5.558 pessoas denunciando violação dos direitos humanos

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“A rua foi decisiva. Sem isso nada teria acontecido ”, explica o professor de Direito da Universidade do Chile e presidente do Movimento Força Comum, Fernando Atria. “ O processo constituinte foi aberto pela mobilização popular , isso é muito claro. A classe política aceita com relutância, reivindicando um papel mais importante do que realmente tem ”.

“Os setores políticos não estão muito conscientes do papel que o protesto e o movimento social desempenham no processo”, acrescenta Fuentes. “ A Convenção Constituinte busca se abrir a mecanismos de participação mais inclusivos: paridade, cadeiras reservadas para povos indígenas, participação de independentes. Mas custou muito, porque é uma ideia que vai na contramão das elites, que não querem abrir mão do poder. É uma história conhecida na América Latina. Essa tensão precisa ser resolvida ”.


Gárate lembra que desde 2006 com a chamada “revolução do pinguim” – termo que popularmente se refere ao uniforme das escolas públicas – e o movimento estudantil de 2011, os protestos e as inquietações se intensificaram fortemente. “O protesto e a agitação continuaram por anos, com surtos sociais esporádicos em todo o país, a onda de mobilização seguiu crescendo. O sistema político, em geral, não foi capaz de resolver essas demandas ou foram bloqueadas ou atrasadas pela oposição, como aconteceu com o segundo governo de Michelle Bachelet. Então, o protesto social, especialmente desde o ano passado, obrigou a classe política a olhar de frente para os problemas do Chile e terminar com o discurso complacente dos últimos 20 anos, que nos falava dos sucessos e do desenvolvimento do país, ao mesmo tempo que acumulava enorme desconforto e frustração com o custo de vida e o endividamento endémico que impulsiona e incentiva o nosso modelo de desenvolvimento ”.

E acrescenta: “A classe política tem sido reativa; chegou a um importante acordo em 15 de novembro, mas ” in extremis” . Acredito que eles ainda não medem a magnitude da agitação social e estão tentando tirar vantagem em uma perspectiva de curto prazo. É essencial evitar o retrocesso autoritário que a chamada classe política se abra a uma participação diversificada de chilenos não partidários e entender que o Chile hoje é muito mais complexo do que há 30 anos e requer mais participação e uma renovação de seus representantes. Sem a mobilização dos cidadãos, provavelmente nada do que estamos vendo hoje teria acontecido. Nada nos garante um sucesso no processo futuro, mas um caminho se abriu para superar a crise social e política desencadeada no último dia 18 de outubro ”.

Uma constituição a serviço do pinochetismo

A Constituição de 1980 mantém uma série de bloqueios institucionais e políticos para questões que a sociedade vem pedindo há anos,Explique Gárate. Uma verdadeira máquina jurídica a serviço da elite pinochetiana que inclui quóruns exagerados no Congresso que, mesmo quando aprovado, possui Tribunal Constitucional que pode bloquear qualquer tentativa de mudar questões como previdência, saúde, educação, moradia ou assistência médica. infância. “Mas certamente a necessidade de mudança constitucional também tem um componente simbólico-político no sentido de pactuar novamente sobre como vamos desenhar o pacto social para os próximos 50 anos e com a possibilidade histórica de fazê-lo com paridade de gênero. Uma constituição democrática provavelmente não resolve nenhum problema em particular ou rapidamente (exceto o não menos importante de sua legitimidade de origem), mas abre uma forma mais participativa de discussão.

Embora tenha sofrido modificações, sendo a mais relevante no governo de Ricardo Lagos em 2005, as alterações apontadas por Atria, “estavam mais vinculadas à relação entre o poder civil e militar, como, por exemplo, a restituição ao presidente da possibilidade de destituir o comandantes das Forças Armadas O que não fez foi mudar a forma como a Constituição deu os direitos, os herdeiros do projeto político da ditadura em relação ao veto político ”. Para o advogado — que desde 2009 vem promovendo na televisão e na imprensa a necessidade de mudar a Carta Magna “, tratava-se de um sistema eleitoral distorcido em benefício do direito, de leis orgânicas constitucionais que exigiam quóruns muito exagerados e um Tribunal Constitucional com muitos poderes.

Um cenário que, como a pandemia, ninguém teria imaginado há um ano. 

Via: Pagina12