CTB-Bahia apoia a campanha Outubro Rosa

CTB-Bahia apoia a campanha Outubro Rosa
Publicado por Romice Mota

Geral 09/10/2020 Escrito por: Romice Mota

Durante todo o mês, a CTB-Bahia apoia e adere à campanha “Outubro Rosa” que alerta a sociedade sobre os riscos, características e medidas de prevenção do câncer de mama.

Por ano, no Brasil, são diagnosticados mais de 50 mil casos. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico. A doença tem elevado percentual de cura quando o tumor é identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de 2 centímetros de diâmetro, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

É importante dizer que existe tratamento para câncer de mama e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fique atenta aos sintomas e procure um médico:

Conhecer o próprio corpo está entre os cuidados primordiais para detectar qualquer tipo de doença, inclusive o câncer de mama. Por isso, pegue o hábito de apalpar sempre as suas mamas, prestando sempre bastante atenção no que é normal para elas e quando há qualquer alteração suspeita. Toque-as durante o banho, deitada (antes de dormir ou ao acordar) ou na frente do espelho.

O autoexame deve ser feito pelo menos uma vez por mês, sempre entre 3 a 5 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa, no caso de mulheres que não menstruam mais. Procure por nódulos fixos e indolores e verifique se a pele das mamas está avermelhada, retraída ou com protuberâncias semelhantes a uma casca de laranja.

Outros sintomas que pode estar relacionado ao câncer de mama são alterações nos bicos dos peitos (mamilos), nódulos pequenos nas axilas ou pescoço e saída de líquidos anormais das mamas. É claro que nem sempre estes sinais estarão relacionados à doença, mas uma avaliação médica é essencial para detectá-la precocemente e aumentar as suas chances de cura.

O principal objetivo do outubro Rosa é alertar a sociedade da necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama. Anualmente, desde 1990, no mês de outubro, acontece a mobilização internacional e nacional, em torno desse tema. A finalidade dessa luta é despertar a atenção de mulheres, governos e familiares pela defesa da vida das mulheres.
O alto índice de mortes ocasionadas pelo câncer de mama, no Brasil, envergonha e entristece. Iniciativas como o “Outubro Rosa”, servem para educar, desmistificar a doença e obrigar os governos a criarem políticas de atendimento integral à saúde das mulheres.