CTB-Bahia debate uma cidade justa e humana com vereadores de Salvador

CTB-Bahia debate uma cidade justa e humana com vereadores de Salvador
Publicado por Romice Mota

Geral 05/08/2020 Escrito por: Romice Mota

"Queremos uma cidade para o povo com educação, saúde, segurança e transporte público de qualidade. O que temos em Salvador é uma cidade dividida: o porão e a cidade alta, disse o presidente da CTB-Bahia, Pascoal Carneiro.

Hoje, mais de 80% da população vive nas cidades, e nelas estão os problemas e soluções. As cidades e as nossas vidas não serão mais como antes e todos teremos que nos readaptar e encontrar os caminhos para avançar nessa ‘nova vida’.

Segundo Aladilce Souza vereadora (PCdoB-BA), o presidente Bolsonaro sabota todas as vias para melhorar a vida da população," O Brasil está um caos, muitos profissionais da saúde estão morrendo. Não podemos continuar convivendo com esse facínora, eu estou indignada. As pessoas só querem se proteger da Covid-19 e ele libera kit de medicação? Precisamos viver com dignidade e para isso temos que ter renda, trabalho, moradia, saúde e educação. Uma cidade humana cuida do seu povo, cuida dos talentos, respeita as diferenças, e trata seu povo com generosidade," desabafou 

Para Helio Ferreira vereador (PCdoB-BA), várias ações ligadas a mobilidade são feitas em Salvador. "Constantemente somos boicotados na Câmara. Temos um modal de transporte defasado e que não resolve o problema de mobilidade, nosso transporte público é uma bomba que pode explodir a qual quer momento. A prefeitura arrecada 40% com as multas de trânsito e não investe para melhorar nosso transporte público. Hoje, na nossa cidade temos uma política de enrolação, com obras desnecessárias, o que torna Salvador uma cidade desigual

A Prefeitura concede incentivos fiscais para atrair empresas, mas a verdade é que o retorno é baixo porque a fábrica moderna gera poucos empregos e um retorno econômico em termos de PIB pouco significativo.

A base de tudo é a educação de qualidade, aquela que forma os cidadãos que construirão sociedades, cidades e países com essas características. Olhando por esse prisma, ainda demoraremos um bocadinho até chegar lá. Mas tem um alento, dá para começar hoje a fazer o certo. Educação (de qualidade) deveria ser a prioridade estratégica, o foco, o pilar de sustentação.

Por fim, temos que cuidar melhor dos centros urbanos, lembrando que muitas coisas podem ser mudadas, já que a vida está ficando cada vez mais complicada nestes espaços. Uma cidade mais humana, inteligente e sustentável é aquela que precisa focar na qualidade de vida das pessoas e olhar para o cidadão.