Senado aprova MP que permite suspensão de contratos e redução de salários e jornadas

Senado aprova MP que permite suspensão de contratos e redução de salários e jornadas
Presidente do senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), conduz sessão com parlamentares . Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Geral 17/06/2020 Escrito por: Romice Mota

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira 16, a Medida Provisória 936/2020, que permite a redução de salários e jornadas e a suspensão de contratos durante a pandemia do novo coronavírus. O texto foi publicado pelo Palácio do Planalto, mas como sofreu modificações no Congresso Nacional, retornará para a aprovação do presidente Jair Bolsonaro.

Por ser uma MP, as regras já valiam desde sua publicação, que ocorreu em abril. Em 9 de junho, o Brasil já ultrapassava 10 milhões de pessoas afetadas por cortes de salário ou por suspensão de contratos. O número representa 1/3 do total de trabalhadores formalizados no Brasil, estimado em 32,2 milhões pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A iniciativa tem o nome de Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. Na prática, a ideia é que permitir que o trabalhador formalizado possa ter o salário e a jornada cortados, ou o contrato suspenso, durante a pandemia. Em troca, o governo federal paga um benefício por até 90 dias a quem sofreu cortes no salário/jornada e até 60 dias em caso de suspensão de contrato.

 

Via: Carta Capital