CTB-Bahia participa de reunião virtual com outras centrais sindicais

CTB-Bahia participa de reunião virtual com outras centrais sindicais
Publicado por Romice Mota

Geral 27/05/2020 Escrito por: Romice Mota

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), participou na última terça-feira (26) de  uma reunião com as centrais sindicais: CTB, Força Sindical, UGT, NCST, CSB, e os secretários do Trabalho da Região Nordeste. Durante a reunião foi discutido temas como a importância da saúde dos trabalhadores durante à pandemia, a Reconvenção Industrial e a Revitalização do Parque Industrial instalado no Nordeste, credito para agricultura familiar, e as políticas púbicas. Ficou decidido uma agenda definida com três temas- Formação Crédito Solidário e Intermediação, Plano Regional de Reconvenção e Revitalização, Segurança Alimentar e a Agricultura Familiar na busca por modernização de equipamentos.    

Vale lembrar, que ficou composta uma comissão por Canindé Pegado, presidente do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT), Serginho , Sergio Nobre e o Consócio do Nordeste, coordenada por Davidson Magalhães da Secretaria do Trabalho Emprego e Renda, (SETRE)  e pelo Departamento Intersindical de  Estáticas  e  Estudos Sócio Econômico    (DIEESE), para formar os três  eixos de trabalho.  Essa comissão deve apresentar um documento para ser tratado na próxima reunião e entregar aos governadores do Nordeste.

Ficou claro durante a reunião a importância da região Nordeste sair na frente desta discussão, porque o mundo vai mudar pós-Cnvid-19, e aquele mundo antes do coronavírus vai deixar de existir. A economia mundial vai mudar muito daqui para a frente as mudanças que o mundo levaria décadas para fazer, ou que levaria muito tempo para implementar, terão que implementadas   de forma rápida e eficiente.

A crise da Cvid-19 está antecipando mudanças que já estavam em curso, como o trabalho remoto, a educação à distância, a busca por sustentabilidade e a cobrança, por parte da sociedade, para que as empresas sejam mais responsáveis do ponto de vista social. Assim, como o questionamento do modelo de capitalismo baseado no consumismo e no lucro a qualquer custo.

Para Pascoal Carneiro presidente da CTB-Bahia, é muito importante essa iniciativa, onde as centrais sindicais se unem com os secretários de Trabalho em busca de soluções para garantir emprego e renda com segurança e saúde." Estamos vivendo uma situação atípica, precisamos nos reinventar durante a crise para buscar soluções e proteger o trabalhador  e a trabalhadora." Pontou Pascoal