CTB Bahia define ações para ajudar vitória de Lula no 2º turno

CTB Bahia define ações para ajudar vitória de Lula no 2º turno

Geral 13/10/2026 Escrito por:

Logo após o feriado, a CTB Bahia mobilizou dirigentes estaduais, coordenações sindicais e dirigentes dos sindicatos para uma reunião ampliada. O encontro aconteceu às 14h, pela plataforma ZOOM, nesta terça-feira (13).

O secretário-geral da Central, Ailton Araújo reforçou os objetivos do encontro. "Após o primeiro turno, a Plenária Nacional da CTB definiu vários encaminhamentos para a reta final do 2º turno. Vamos reforçar a mobilização dos dirigentes classistas e da militância para garantir uma votação maior ainda para Lula na Bahia", afirmou.

Segundo a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, a mobilização dos sindicalistas é importante para convencer as bases de reforçar o voto no 13. "Tivemos vitórias eleitorais importantes aqui, Lula vencendo bem, Jerônimo rodrigues reeleito e  Wagner e Rui eleitos para o Senado. O sindicalismo classistas ajudou nas eleições de Alice Portugal, Daniel Almeida e Olívia Santana para Câmara Federal e para a Assembleia Legislativa, com os eleitos Bobô, Zó e Fabrício. Contribuímos nas campanhas do Professor Rui, Luciana Tavares e outras na Bahia", pontuou.

Rosa reforçou a importância da unidade dos trabalhadores e do movimento sindical. "Vamos mostrar o que está em perigo se a extrema direita vencer e revelar dados positivos do governo Lula nesse mandato. Precisamos conversar com jovens, mulheres, mães e aposentados. A juventude largou bem nesse segundo turno com grandes atos, sendo bom exemplo. A comunicação da CTB e dos sindicatos devem intensificar conteúdos para ajudar na vitória de Lula, observando a lei eleitoral", enfatizou.

A deputada federal reeleita Alice Portugal (PCdoB) e o coordenador-geral da APLB, Rui Oliveira, participaram da reunião. Eles falaram do momento político e agradeceram o apoio do movimento sindical as suas campanhas, colocando à disposição da CTB e do movimento sindical para ajudar nessa reta final.

MOBILIZAR CATEGORIAS

O vice-presidente da Central, Hermelino Neto reforçou que as entidades devem criar agendas em suas categorias para intensificar a campanha junto à classe trabalhadora. Vamos usar o adesivo 13 o tempo todo. Os bancários vão definir sua agenda para atos até 25 de outubro. Precisamos dos sindicalistas liberados, para só descansar após o segundo turno", destacou.

Presidente da FEC Bahia e secretário sindical do PCdoB, Jairo Araújo ressaltou que é o embate de Lula contra o império norte-americano. "Cada sindicato deve fazer conteúdos específicos para vincular a realidade da sua categoria com o a importância de reeleger Lula. Vamos mostrar o perigo que corre vários direitos, para ativos e aposentados. É possível virar o jogo", enfatizou.

A secretária de Imprensa e presidenta do SindsaúdeBA, Ivanilda Brito informou que as entidades do serviço público se reuniram para definir agenda e ações no serviço público: tem ato nesta quarta (14), às 9h, no CAB. Outras ações estão previstas até o dia 25. 

MAIS ENCAMINHAMENTOS

Falaram reforçando a importância de Lula vencer a extrema direita e sobre iniciativas importantes: Lucimara Cruz (secretária da Mulher Trabalhadora); Jailton Andrade (secretário de Cultura e Lazer); Marilene Bretros (secretária adjunta da Mulher); Daiana Alcântara (secretária adjunta de Políticas de Educação); Arielma Galvão (secretária de Políticas de Educação). 

Foram listados os seguintes encaminhamentos:

>> Coordenações regionais realizarem ações em suas bases, buscar comandos da campanha de Lula para pegar material e definir atos públicos nas cidades do interior.

>> Divulgar agenda com todos os atos programados. Quarta tem panfletagem na Lapa, às 7h e servidores no CAB, às 9h. Na quinta (15) em Salvador, tem o ato "Educação e Democracia", com aula magna na UFBA. Feira de Santana realizará ato unificado dos movimentos sociais.

>> Sindicatos apoiarem e reforçar atos dos estudantes, e ajudar trabalho nas periferias 

>> Nas redes, fazer collabs entre sindicatos; repostar (3ª figura abaixo da foto/vídeo) conteúdos de Lula; ver os vídeos até o final; curtir os conteúdos e comentar algo; dirigentes salvarem os vídeos e postar em seus perfis. Tudo para aumentar alcance e engajamento. 

>> Ver aposentados e terceirizados das categorias e chamar para votar.

>> Jailton Pantera ajudar a potencializar os conteúdos (temas sindicais vinculados à eleição). Petroleiros terão atividades diárias em várias cidades.

>> Campanha deve garantir materiais impressos para as atividades. 

>> Ver um material geral do movimento sindical em apoio a Lula, pela garantia dos direitos. 

>> linkar ações do Outubro Rosa com ações do governo Lula para as mulheres.