CTB e Centrais se reúnem para definir novas ações pelo fim da escala 6×1
Geral 15/07/2026 Escrito por:
Uma reunião virtual das Centrais sindicais, realizada na segunda-feira (13) debateu ações para a campanha pelo fim da escala 6×1 no Senado, a mobilização sindical para as eleições e a organização nacional da comunicação entre as entidades.
Foi feito um balanço das ações desenvolvidas até o momento: reunião com o presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre, audiência pública no Senado e as articulações políticas para garantir a tramitação da proposta.
Os presidentes das centrais estiveram em Brasília nesta terça-feira (14) para reuniões com a líder do Governo no Senado, senadora Teresa Leitão, e com o líder do PT na Câmara, deputado Pedro Uczai. Isso para avançar na definição de um calendário para apreciação da matéria.
Segundo os dirigentes sindicais, a retomada dos trabalhos do Senado, em agosto, será acompanhada de nova mobilização nacional. Entre os encaminhamentos definidos estão:
>> Atos estaduais em frente às federações patronais;
>> Uma live das Centrais no dia 22 de julho, às 11h;
>> Dia Nacional de Mobilização, em 10 de agosto, com ações nas redes sociais, panfletagens e atividades públicas em defesa do fim da escala 6×1.
ELEIÇÕES
A reunião debateu ainda a importância de uma mobilização do movimento sindical durante o período eleitoral. Foi definido:
>> a criação dos Comitês de Mobilização, que terão lançamento em um ato nacional marcado para o dia 15 de agosto, em Salvador, às 18h.
>> plenárias regionais de dirigentes sindicais para organizar a participação do sindicalismo nas campanhas eleitorais.
COMUNICAÇÃO E OUTRAS AÇÕES
Para fortalecer a comunicação entre sindicalismo, ficou estabelecido a criação de um cadastro nacional unificado de dirigentes sindicais. A iniciativa visa ampliar a integração entre as Centrais e facilitar a mobilização nacional por meio de ferramentas digitais. Os dirigentes já podem realizar o cadastro pelo endereço AQUI.
O encontro definiu como próximos compromissos: reunião com o deputado André Figueiredo (14/7), para tratar da PEC 151, e o encontro dos presidentes das Centrais com lideranças do Governo no Senado e na Câmara, para discutir o andamento da PEC sobre o fim da escala 6×1.
com informações da CTB Nacional