Assembleia dos Povos tem visita ao reitor e ato político na UFBA
Geral 16/06/2026 Escrito por:
A Assembleia dos Povos do Mundo, nesta terça-feira (16), começou com uma visita do presidente da CTB Nacional Adilson Araújo e da delegação da Rússia ao reitor da UFBA, Paulo Miguez, seguida de um debate sobre a juventude, além das apresentações do Malê Debalê e Ayana Amorim.
"Nossa universidade está feliz por receber amigos de vários países, reforçando a unidade entre os povos. Precisamos estar atentos contra os ataques imperialistas dos Estados Unidos contra nações soberanas, especialmente Cuba, que não está só. Temos histórias fortes de lutas por soberania e democracia. Ainda estamos aqui e os fascistas não passarão", disse Paulo Miguez.

Adilson Araújo reafirmou o compromisso da CTB com a UFBA na luta por democracia. "Nada melhor do que começar a Assembleia dos Povos do Mundo na universidade que é símbolo da formação de grandes pensadores e que, também, viveu momentos de grande resistência contra forças reacionárias", frisou.
O embaixador de Cuba no Brasil, Victor Cairo, agradeceu a solidariedade do Brasil. "Seguimos resistindo e lutando contra o bloqueio e o imperialismo dos Estados Unidos. Obrigado a CTB e aos sindicatos pela solidariedade ao povo cubano", destacou.

Membro da direção da Assembleia dos Povos, Alena Dolgopolova expressou a alegria de trazer o evento internacional ao Brasil. "É a primeira vez que realizamos essa atividade fora da Rússia, sendo bem acolhidos em Salvador, graças a disposição da CTB em nos receber. Nosso objetivo é integrar povos e debater alternativas para construirmos um mundo melhor", enfatizou.

Representando a CTB Bahia na mesa, o coordenador-geral da ASSUFBA, Renato Jorge, parabenizou a Central por trazer a Assembleia dos Povos para Salvador. "E especialmente aqui na UFBA, um espaço importante da luta por democracia no Brasil", disse.


