Hermelino Neto destaca desafios da luta em plenária com Guilherme Boulos
Geral 29/05/2026 Escrito por:
Sindicalista e lideranças dos movimentos sociais debateram os desafios políticos em uma plenária com o ministro Guilherme Boulos. O encontro aconteceu na noite desta quinta-feira (28), no Sindae e discutiu temas como o fim da escala 6x1 e os desafios do campo democrático e popular até o fim do ano. A CTB esteve presente com o vice-presidente Hermelino Neto, o secretário-geral Ailton Araújo e vários dirigentes.
Boulos destacou a importância da mobilização social e da ação do presidente Lula (PT) para a aprovação do fim da escala 6x1. "Só com um governo de origem popular pudemos ver a isenção do imposto de renda até cinco mil reais e a redução da jornada de trabalho. Se fosse um governo de direita, não aconteceria. Por isso, em outubro, temos que fazer esse debate sobre a importância de eleger candidatos da esquerda e do campo democrático ao Executivo e aos parlamentos", pontuou.

O ministro ressaltou que os movimentos sociais precisam intensificar a luta contra as privatizações. "Precisamos do fortalecimento dos sindicatos e das entidades populares. Assim, defenderemos melhor a democracia e soberania nacional", destacou.
Neto disse que só é possível um encontro do povo com um ministro de Estado em um governo popular. "Fala como a gente e pisa aonde a gente pisa, conhecendo as demandas da classe trabalhadora. É necessário que essa vitória na Câmara, pelo fim da 6x1, também aconteça no Senado. Ela foi fruto da mobilização que fizemos em todo o Brasil. Temos muitos desafios, como derrotar a extrema direita no Brasil e na Bahia", afirmou.

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) destacou que é possível vencer os novos desafios com o oxigênio da democracia. "Foi expressiva a vitória na Câmara Federal, mas sindicatos e entidades dos movimentos sociais devem se manter mobilizados para vencermos a extrema direita. A presença do ministro Boulos nos estados para fazer debates com o povo é fundamental para nos estimular nessa luta. Vamos firmes no Senado para que os senadores reafirmem o que foi aprovado por nós, deputados e deputadas federais", defendeu. (mais fotos no Instagram: @ctb.bahia)

