Com bloco na rua, APLB, Comerciários e Sindseps exigem fim da escala 6x1

Com bloco na rua, APLB, Comerciários e Sindseps exigem fim da escala 6x1

Geral 11/02/2026 Escrito por:

O Carnaval de Salvador também é um espaço para lutas políticas do povo e da classe trabalhadora. Foi assim na 2ª Lavagem da Rua Francisco Ferraro, chamada de rua dos sindicatos. 

A APLB, o Sindseps (servidores da Prefeitura) e o Sindicato dos Comerciários colocaram o bloco na rua pelo fim da escala 6x1 e pela implantação da escala 5x2. Com um mini trio, baianas e uma fanfarra, os sindicalistas foram acompanhados por centenas pessoas, como a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), no percurso entre a rua e o bairro do Tororó.

O coordenador-geral da APLB, Rui Oliveira, o dirigente do Sindseps, Bruno Carianha, e o presidente dos Comerciários, Renato Ezequiel, reafirmaram o compromisso das entidades de manterem a atividade nos próximos anos. "A iniciativa se mostrou forte e veio para ficar e ajudar nossas lutas", disse Rui. "Vamos fazer melhor no próximo ano, envolvendo mais gente para reforçar nossas bandeiras", afirmou Renato. "Vai virar tradição, pois mistura protesto e irreverência com muita alegria, sem perder a seriedade", completou Bruno. 

CTB PRESTIGIA  

A CTB Nacional e a CTB Bahia prestigiaram o ato. "É um momento de alegria e de protesto dos nossos sindicatos para chamar a atenção da sociedade para a importância do fim dessa escala, tema que ganhou o País e está para ser votado na Câmara Federal", afirmou Adilson Alves, presidente nacional da Central. 

"Levar nossas bandeiras de luta para as grandes manifestações culturais do nosso povo é uma marca dos nossos sindicatos. APLB, Comerciários e o Sindseps estão de parabéns por reforçarem a luta pelo fim dessa escala de trabalho desumana na maior festa popular do mundo", disse Rosa de Souza, presidenta da CTB Bahia.