Metalúrgicos da BYD conquistam redução da jornada, que poderá chegar a 40 horas

Metalúrgicos da BYD conquistam redução da jornada, que poderá chegar a 40 horas
Foto: Sindicato dos Metalúrgicos

Geral 11/02/2026 Escrito por:

Um acordo histórico entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari e a BYD garantiu a antecipação do início da jornada de trabalho das 8h00 para as 6h00 da manhã. 

Segundo a entidade, a mudança traz impactos positivos diretos para todos os turnos da fábrica, melhorando a organização do segundo e do terceiro turno, além de reduzir o desgaste físico dos trabalhadores.

Assim, a carga semanal passa a 42 horas com a indicação de chegar a 40 horas. A categoria aprovou o acordo em assembleia realizada pelo sindicato, que considerou a conquista como uma vitória coletiva.

Para o dirigente do Sindicato, Júlio Bonfim, a conquista representa mais qualidade de vida e previsibilidade para os trabalhadores. “Essa mudança não é apenas de horário. Ela reorganiza a vida do trabalhador, melhora o descanso, diminui o impacto do turno noturno e abre caminho para a redução definitiva da jornada para 40 horas. É um avanço social importante dentro da BYD”, afirmou o também vice-presidente da CTB Bahia e dirigente da CTB Nacional.

De acordo com Bonfim, "a medida passa a valer após negociação coletiva e é um dos primeiros marcos nas relações trabalhistas da nova fase industrial automotiva em Camaçari".

com informações do Sindicato dos Metalúrgicos