ASSUFBA realiza assembleia e reunião com CTB e sindicatos 

ASSUFBA realiza assembleia e reunião com CTB e sindicatos 

Geral 04/02/2026 Escrito por:

Seguir a rotina de defesa da categoria de técnicos-administrativos das universidades federais e dar desdobramentos à suspensão das eleições por uma liminar concedida a oposição. Esse foi o centro dos debates na assembleia realizada pela ASSUFBA nesta quarta-feira (4). Por esmagadora maioria (171 x 17 votos) a categoria aprovou a indicação da diretoria do sindicato, de prorrogar o mantado da atual gestão até resolver o impasse das eleições.

Momentos antes, houve uma reunião com dirigentes da CTB e vários sindicatos classistas. O encontro reforçou a solidariedade ao sindicato. O coordenador-geral da ASSUFBA, Renato Jorge, destacou que as eleições para a Reitoria da UFBA acabaram contaminando as eleições na categoria. "Diferente da outra chapa, cumprimos os estatutos e o regimento eleitoral, e estamos cumprindo a decisão judicial. Tomamos medidas jurídicas e fazemos a luta política contra uma oposição que não tem compromisso com a categoria", afirmou.

A presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, reafirmou o compromisso da Central com a atual gestão. "Renato e essa diretoria colocaram a ASSUFBA em outro patamar. O sindicato se tornou referência no movimento sindical baiano e na luta dos servidores públicos. Vamos seguir fazendo a luta da classe trabalhadora com responsabilidade", destacou.

O coordenador-geral da APLB, Rui Oliveira fez uma saudação e, também, reafirmou a solidariedade dos professores. "Eleições sindicais precisam respeitar a decisão da categoria, como expressão legítima da participação dos trabalhadores e trabalhadoras. Nosso compromisso é com o fortalecimento da ASSUFBA, a autonomia da entidade e um sindicalismo que represente de fato a base. Seguimos juntos na defesa da Chapa 1, pela continuidade de um trabalho comprometido com os direitos e a organização dos servidores", frisou.

Estiveram presentes os dirigentes da CTB, Hermelino Neto (vice-presidente e da Federação dos Bancários), Jairo Araújo (presidente da FEC Bahia), Jerônimo Silva Júnior (secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade) e Jussara Pinho (CTB Portal do Sertão e APLB; e sindicalistas do SINPOSBA (Lucineide Sampaio), Sindibeb (Roberto Santana), SintraSuper (Anderlei Costa e Antônio Rodrigues), Bancários (Agnaldo Matos) e Rodoviários (Jurandir Silva).