Firme com ASSUFBA, Rosa de Souza repudia posição absurda da CUT  

Firme com ASSUFBA, Rosa de Souza repudia posição absurda da CUT  

Geral 02/02/2026 Escrito por:

Causou espanto uma posição absurda da CUT sobre as eleições na ASSUFBA, ao dizer que a Justiça concedeu liminar suspendendo o pleito porque "as eleições estavam sendo conduzidas para excluir a oposição e impedir o direito da categoria de escolher livremente sua direção".

É importante esclarecer: a oposição teve o direito de inscrever a sua chapa, mas colocou pessoas em situação inadimplente com o sindicato, ferindo os estatutos da ASSUFBA e o regimento eleitoral. Além disso, a oposição perdeu as votações nas assembleias realizadas para avaliar o seu grave erro.

"A CTB Bahia seguirá firme com as centrais nas lutas gerais do nosso povo, mas não aceitará esse tipo de oportunismo. As assembleias sindicais são espaços democráticos e transparentes. Nelas, uma categoria debate determinada situação e toma as decisões mais acertadas, especialmente quando está discussão o cumprimento dos estatutos da entidade e as regras das eleições, como neste caso", afirma a presidenta da Central, Rosa de Souza. 

Segundo a dirigente, o que fortalece a democracia sindical e as entidades de trabalhadores e trabalhadoras são debates livres em assembleias e respeito às decisões soberanas da categoria. "Os atuais dirigente da ASSUFBA, que compõem a Chapa 1, construíram uma trajetória de lutas e importantes conquistas para a categoria na UFBA e em outras universidades federais na Bahia. São lideranças sem qualquer receio de disputar os votos na categoria que representam muito bem por todos esses anos", destaca. 

Para Rosa de Souza, a CUT precisa orientar a oposição a participar da ações do sindicato em defesa da categoria. "E não aparecer apenas nas eleições. As derrotas nas assembleis revelam a fragilidade da outra chapa junto às bases. A CTB está ao lado da direção da ASSUFBA e da Chapa 1. Democracia não é vale tudo, muito menos desrespeito aos estatutos e ao regimento das eleições de um sindicato", enfatiza.