Sindicalistas baianos debatem papel dos sindicatos nas eleições 2026

Sindicalistas baianos debatem papel dos sindicatos nas eleições 2026

Geral 26/01/2026 Escrito por:

O papel dos sindicatos e dos dirigentes classistas nas eleições de outubro, além da importância de uma candidatura sindicalismo na disputa das vagas na Assembleia Legislativa da Bahia. Esse foi o centro do encontro "Café com o movimento sindical", realizado no Hotel da Bahia, em Salvador, com a presença do presidente nacional da CTB, Adilson Araújo; do coordenador-geral da APLB, Rui Oliveira; e dos deputados federais Alice Portugal (PCdoB), Lídice da Mata (PSB) e Daniel Almeida (PCdoB).

Mediadora do debate, a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, destacou o papel estratégico que o sindicalismo terá no pleito de outubro. "Temos a grande tarefa de mobilizar as categorias e a sociedade para mostra a importância de reeleger o presidente Lula e o governador Jerônimo Rodrigues, além de eleger deputados [estaduais e federais] e senadores comprometidos com as causas populares. A militância sindical vai firme para termos Rui Oliveira representante do movimento sindical na Assembleia Legislativa da Bahia", afirmou.

Adilson Araújo reforçou que é hora de reverter os retrocessos implantados no Brasil com a eleição de políticos ligados às lutas do povo brasileiro. "Precisamos alterar a correlação de forças ampliando a presença do sindicalismo e dos movimentos sociais nos parlamentos. Vamos fazer esse debate nas categorias e junto à sociedade para vencer esse grande desafio eleitoral", enfatizou.

Lançado pelo PCdoB como pré-candidato para Assembleia Legislativa, como o nome ligado ao movimento sindical, Rui Oliveira frisou que é um representante da classe trabalhadora. "Temos a trajetória no serviço público e o nosso compromisso é com toda a classe trabalhadora da Bahia e o movimento sindical classista. Ter uma voz sindicalista no parlamento recoloca o mundo do trabalho no centro da política baiana. E essa será a nossa missão", frisou.

FORTALECER CAMPO POPULAR

Os deputados Alice Portugal, Lídice da Mata e Daniel Almeida reafirmaram a importância do sindicalismo nas lutas sociais e nas eleições, sendo importantes fortalecer o campo popular que apoia o presidente Lula e o governador Jerônimo na Bahia. "Faltam vozes na Assembleia Legislativa, como a da classe trabalhadora, para tratar dos seus temas e suas demandas. Rui Oliveira está preparado para ser essa voz que vai ajudar no enfrentamento com a direita, no Brasil e na Bahia", disse Alice.

Geraldo Galindo ressaltou a ousadia do PCdoB: eleger três deputados federais e chega a cinco estaduais. "Colocamos Olívia Santana para disputar a Câmara Federal ao lado de Daniel e Alice. Teremos várias lideranças disputando vagas na Assembleia Legislativa e Rui Oliveira é um nome forte. Com a APLB implantada em todo o estado e o apoio de vários sindicatos, poderá se eleger e ajudar a vitória desse projeto eleitoral arrojado", pontuou.