CTB apoia ato dos estudantes contra reajuste da tarifa de ônibus em Salvador

CTB apoia ato dos estudantes contra reajuste da tarifa de ônibus em Salvador

Geral 09/01/2026 Escrito por:

A entrada do metrô na Estação da Lapa, em Salvador, foi ocupada por estudantes na tarde desta sexta-feira (9). A manifestação foi contra o reajuste da tarifa do transporte público anunciado pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil), em dezembro.  

O valor da passagem do ônibus e do BRT de Salvador passou de R$ 5,60 para R$ 5,90. Assim, a tarifa ficou a mais cara do Nordeste e a terceira mais alta do Brasil, perdendo para Florianópolis (SC) e Curitiba (PR). "Há dificuldade de muitos estudantes em pagar a passagem e é necessário diálogo entre a Prefeitura e o movimento estudantil para discutir alternativas ao reajuste", disse Lucas Santana, presidente da Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES).  

A vice-presidenta da União dos Estudantes da Bahia (UEB), Bianca Paiva, criticou o reajuste e a frota de ônibus sucateada. “Por acaso nós tivemos alguma melhoria nos ônibus? Os ônibus estão sucateados há anos. A frota diminui a cada momento, a cada ano, ao mesmo tempo que o Bruno Reis aumenta a passagem, ele diminui a frota dos espaços de onde a gente vai trabalhar, dos nossos espaços de lazer, de onde nós vamos estudar”, enfatizou. 

CTB E CLASSISTAS PRESENTES

O movimento teve apoio de entidades no ato, como a CTB Bahia, FETRACOM-BASE, FEC Bahia, Bancários, Comerciários e SINTRACOM-BA. Reforçaram as palavras de ordem dos estudantes as dirigentes da Central, Cherry Almeida e Rosemeire Correia, ambas comerciárias, e os dirigentes sindicais Agnaldo Matos (Bancários), Amando de Jesus (Construção Civil) e João Brandão (Comerciários). Mais fotos no Instagram: @ctb.bahia