No Sindicarne, CTB participa de debate sobre trabalho, igualdade e resistência

No Sindicarne, CTB participa de debate sobre trabalho, igualdade e resistência
Fotos: Sindicarne

Geral 13/12/2025 Escrito por:

Refletir e debater ações para a igualdade e o fim do preconceito no mundo do trabalho. Esse foi o foco do debate "Trabalho, igualdade e resistência: desafios e conquistas de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor produtivo", realizado pelo Sindicarne. O evento aconteceu nesta sexta-feira (12), na sede da entidade, em Salvador, e contou com a participação da dirigente da CTB Bahia Lucimara Cruz (secretária de Mulheres) e de Alielson Santos (Coletivo da Diversidade da Central).

"Foi um encontro potente, que trouxe reflexões profundas sobre os desafios e as conquistas desses segmentos importantes da nossa sociedade e que tem impacto, também, em nossa categoria. Foi um momento rico de troca, aprendizado e inspiração para seguir construindo espaços de trabalho mais justos, diversos e acolhedores", afirmou Ronielson Conceição, coordenador geral do Sindicato.
 
Lucimara Cruz destacou como o racismo se entrelaça com as questões de gênero, raça e classe. "Homens e mulheres negras, em sua maioria, são pobres e da classe trabalhadora. Os mecanismos de opressão são usados para nos colocar nessa situação de exploração, e transformam diferenças em desigualdades. As empresas hierarquizam, a partir dos salários, mulheres e homens conforme o gênero e a raça. Tudo para nos dividir", frisou.

A dirigente, também, ressaltou o papel dos meios de comunicação e dos aparatos ideológicos do Estado para manter a opressão. "Precisamos falar sobre esses mecanismos e definir ações para mudar essa realidade nas empresas e na sociedade. Os sindicatos devem entender o perfil de suas categorias e como esses problemas impactam suas vidas, para agirem melhor. E a CTB deve ajudar nessa formação", enfatizou. Lucimara Cruz também abordou as concepções de feminismo na sociedade, com destaque para o feminismo emancipacionista, que entrelaça gênero, raça e classe. 

DIVERSIDADE

Representando a secretária de Politica para Diversidade LGBTQIA+, Jhay Lopes, o membro do Coletivo da Diversidade da CTB, Alielson Santos abordou a questão da diversidade no mundo do trabalho. "Importante este evento para discutir como avançamos, o que falta conquistar e quais caminhos precisamos trilhar coletivamente", pontuou o também dirigente do SINTTEL.  

Segundo Alielson, a população LGBTQIAPN+ ainda enfrenta barreiras profundas para acessar direitos básicos, inclusive no mundo do trabalho. "A discriminação, o apagamento e a violência ainda marcam a trajetória de muitas pessoas que tentam construir suas carreiras, garantir sua renda e exercer sua cidadania plena. Seja no público, no privado ou trabalho informal, há vários relatos de assédio, exclusão, falta de oportunidades e ausência de políticas de segurança, respeito e equidade. Mas, existe um movimento de resistência potente, que vem conquistando espaço, direitos e visibilidade. Nos sindicatos cresce a pauta da diversidade e da inclusão como parte fundamental da defesa da classe trabalhadora", destacou.