Direita na Câmara aprova "anistia" para golpistas e pena menor para Bolsonaro  

Direita na Câmara aprova "anistia" para golpistas e pena menor para Bolsonaro  
Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Geral 10/12/2025 Escrito por:

Enquanto vários projetos importantes para o povo brasileiro estão há muito tempo esperando votação, a maioria de direita faz festa aprovando, rapidamente, projetos do seu interesse. Em sessão na madrugada desta quarta (10), a Câmara dos Deputados aprovou o PL da Dosimetria, que reduz as penas de condenados por tentativa de golpe de Estado. Às 3h56 o placar ficou em 291 votos a favor e 148 contrários, sendo que 74 parlamentares estavam ausentes. 

A medida patrocinada pelos partidos do centrão e por Hugo Motta (Republicanos-PB) abre caminho para que Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses, deixe a prisão em cerca de 2 anos e 4 meses. Na prática, a Câmara concede uma "anistia" aos golpistas e ao ex-presidente, que cumpre pena na Polícia Federal (PF) em Brasília.
 
O texto aprovado segue para o Senado, onde Davi Alcolumbre (União-AP) afirmou que pretende votá-la ainda neste ano. A decisão de votar o projeto foi tomada por Motta ainda na manhã de terça (9), pegando de surpresa líderes partidários. A votação adentrou a madrugada e terminou após derrotar todos os destaques.

A medida estava travada havia meses: o PL insistia na anistia total e o Senado não dava sinais de que votaria o tema. De acordo com parlamentares, uma combinação de pressões do centrão — incomodado com a candidatura presidencial ensaiada por Flávio Bolsonaro — e negociações discretas com figuras do Judiciário destravou a pauta.

SENADO E PRESIDÊNCIA

O projeto segue agora para o Senado, onde deve ser votado ainda neste ano. Caso aprovado, caberá ao presidente Lula (PT) decidir se veta total ou parcialmente a medida. 

com informações da Revista Fórum