A CTB Bahia e vários dirigentes sindicais que atuam no movimento comunitário participaram do 4º Congresso da Fameb (Federação das Associações de Moradores e Luta Comunitária da Bahia). O evento realizado no Espaço Cultural dos Comerciários de Salvador reuniu lideranças de várias cidades baianas.
O presidente da Fameb, Ramiro Cora, destacou o pluripartidarismo na entidade, conduzida por militantes de vários partidos, como PCdoB, PT, PSol, PSB e outros. "Conseguimos construir a unidade na luta por moradia com essa diversidade de forças políticas. Esse congresso vai apontar os novos desafios para a Famed, como ajudar o campo popular vencer a batalha eleitoral de 2026 e aprimorar a nossa organização, pois na fundação da federação eram 63 municípios presentes", lembrou.

Convidada para a abertura, a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, reafirmou o compromisso do movimento sindical classista com a luta comunitária. "Eu iniciei minha militância no movimento estudantil, mas também atuei em minha comunidade, na associação da Roça da Sabina, na Barra. No movimento sindical, sempre procuramos colaborar para as lutas as associações de moradores. A nossa unidade será fundamental para novas conquistas e para derrotar a extrema-direita nas eleições de 2026", destacou.
Além de Rosa de Souza, outros sindicalistas que atuam na luta dos bairros estavam presentes: Sueli Bahia (Comerciários de Salvador); Kilson Melo (SintraSuper e presidente da FABS), Sônia Maria (FETRACOM-BASE) e Zilmar Gomes (SINDMAB - motoristas por aplicativo).
MOBILIZAÇÃO E ELEIÇÕES
Quem também levou apoio foi o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Augusto Vasconcelos. "A luta de vocês garantiu a implantação do Estatuto da Cidade, que colocou o tema desenvolvimento urbano no centro das políticas públicas de governos e prefeituras. Também ajudou ao governo Lula, em 2003, a retomar a política habitacional no Brasil com o Minha Casa, Minha Vida. Estamos juntos na luta pelo direito a cidades mais inclusivas, justas e melhores para se viver, com a valorização das pessoas e não do mercado imobiliário", frisou.

Sindicalista do Sindsaúde Bahia, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), lembrou da FABS (Federação das Associações de Bairros de Salvador), da qual foi uma das fundadoras. "É importante que as pessoas perguntem que cidade querem para viver? Precisamos voltar as mobilizações populares para avançar as políticas públicas de habitação e desenvolvimento urbano. Queremos cidades mais humanas, acolhedoras e boas para o nosso povo viver dignamente", afirmou.

Presidente do PCdoB da Bahia, Geraldo Galindo ressaltou que a principal batalha de 2026 será a disputa das eleições para presidente, governador, deputados estadual e federal, e senador. "Temos que reeleger Lula e o governador Jerônimo Rodrigues, além de parlamentares ligados a esses projetos. É importante melhorar o Congresso Nacional com pessoas comprometidas com as causas populares", enfatizou, ao lado dos representantes do PSol (Cleide Coutinho) e Tiago Santos (PT)..
,
