Rui Oliveira debate políticas e práticas pedagógicas de inclusão escolar

Rui Oliveira debate políticas e práticas pedagógicas de inclusão escolar
Fotos: Douglas Amaral

Geral 18/11/2025 Escrito por:

Termina nesta terça-feira (18), no Hotel Fiesta (Salvador), o Seminário Estadual de Educação Especial e Inclusiva, promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime Bahia), em parceria com a Secretaria da Educação (SEC). Gestores, professores, pesquisadores e técnicos das redes municipais e estadual debatem políticas públicas, percursos formativos e práticas que garantam o direito à educação e acolham todas as trajetórias.

Segundo a secretária da Educação, Rowenna Brito, o desafio é ampliar as condições de inclusão nas escolas baianas. “Incluir é garantir que cada estudante vivencie plenamente as experiências educacionais, respeitando sua individualidade. Nosso compromisso é apoiar os municípios, fortalecer as equipes e assegurar que a formação continuada chegue a cada território”, afirmou.

Na abertura, o coordenador geral da APLB e dirigente da CTB Bahia, Rui Oliveira, ressaltou a importância da iniciativa. "Um seminário de conteúdo com profissionais de toda a Bahia para socializar conhecimentos e implementar a educação inclusiva no dia a dia das escolas", destacou.

O seminário trata de temas como interseccionalidade, acessibilidade pedagógica, formação docente e papel dos municípios no atendimento educacional especializado. E busca o fortalecimento da política de inclusão para construir uma escola pública capaz de acolher todas as infâncias e juventudes.

com informações da SEC